Indabas do Ar e do Mar mobilizam jovens e adultos em debates sobre a modalidade

por Marjorie Silva

Nos dias 26 e 27 de janeiro de 2019, aconteceu os Indabas Regionais da Modalidade do Ar e do Mar na sede do Grupo Escoteiro do Ar Aruak e no CEU Sapopemba, na zona leste de São Paulo. Com o objetivo de traçar os objetivos para as modalidades, o evento contou com jovens e adultos que passaram o fim de semana pensando em como melhorar e continuar o trabalho que já vem sendo feito.

Na manhã de sábado, os escotistas e dirigentes participaram de oficinas, uma sobre captação de famílias, ministrada por Jorge Martins Carvalho Filho, Coordenador Regional Adjunto da Modalidade do Mar, e outra sobre Programa Educativo Aplicado com Rudner Lauterjung Queiroz, Assessor Especial de Programa Educativo.

Enquanto isso os jovens que possuem o CATAr II estiveram no Fórum Regional de Jovens CATAr II junto com Larissa Lemes Avari Lauterjung, Diretora Administrativa da Região de São Paulo, para conversar sobre o futuro da modalidade do ar e como eles podem contribuir para isso, chegando a algumas decisões.

Logo após o almoço, os diretores presidentes dos Grupos Escoteiros do Ar participaram da Reunião Ordinária do G27, enquanto os diretores dos Grupos da Modalidade do Mar estiveram no Encontro Escoteiro do Mar, fazendo a revisão de 2018, montando equipes de eventos, definindo datas e locais, entre outras coisas.

No início da reunião do G27, os jovens marcaram presença apresentando as propostas de mudança e dando alguns avisos para os que estavam presentes.

Enquanto tudo isso acontecia, os chefes que não puderam participar das reuniões acima se reuniram para uma oficina sobre Comunicação e Marketing Escoteiro com Jean Pierre Cordeiro, coordenador do Núcleo de Marketing da região de São Paulo.

Julio César do Grupo Escoteiro Guardiões de BP saiu de Itapira para participar do evento e relatou que: “É importante a nossa participação para a gente ter a voz, falar o que a gente pensa e melhorar para o jovem, vindo do jovem para o jovem. Foi bom estarmos aqui porque colocamos o nosso ponto de vista para a análise dos chefes, para eles terem noção do que nós pensamos. ”

No período da noite aconteceu o jantar solene, quando os Grupos Escoteiros do Ar mostraram como foi o seu ano e puderam receber o certificado do prêmio Céu de Brigadeiro. Logo após a entrega do prêmio, houve a troca de coordenadores da modalidade do ar, Leandro Andalaft dos Santos passou seu posto para André Gustavo Azevedo Sulai.

A Modalidade do Mar também teve a sua troca de coordenadores, passando de Ruy Almeida Carneiro para Marcelo Torriceli Lima, tendo como adjunto Jorge Martins C. Filho.

DOMINGO

No domingo pela manhã, houve um breve momento de descontração no qual os jovens ensinaram a alguns chefes, como Rudner e Jabs Amilton Dutra Costa, Diretor Presidente da Região de São Paulo, as coreografias de músicas dos anos 1990/2000 enquanto esperavam o início da atividade.

No hasteamento das bandeiras, houve a posse do Coordenador da Modalidade do Mar, que contou com a presença de Jabs, Bia Reali, Diretora de Programa Educativo e Thiago Martins Barbosa Bueno, secretário regional. As oficinas de domingo ficaram por conta de Gutemberg Felipe Martins da Silva com a oficina de segurança em atividades embarcadas e com Thiago Bueno, que falou sobre Escotismo e Comunidade.

Ao fim houve a apresentação do sumário das discussões do G27 e Encontro do Mar, finalizando com o arriamento das bandeiras no qual houve o agradecimento aos diretores do CEU Sapopemba, Camila e Jean e ao Diretor Presidente do Grupo Escoteiro do Ar Aruak, Allen Harisson, que em seu agradecimento frisou aimportância dos jovens: “Os jovens vieram e me pediram para ajudar no evento, eles já estavam cansados de ficar em casa nessas férias, estavam com saudades do grupo e pediram para ajudar.”

Veja mais fotos no álbum do Facebook: https://bit.ly/2DMCOR9

Indabas do Ar e do Mar mobilizam jovens e adultos em debates sobre a modalidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo