Ingressos gratuitos para exposição sobre Adoniran Barbosa

Escoteiros paulistas podem acessar a exposição “Trem das Onze – Uma viagem pelo mundo de Adoniran”, durante os meses de Dezembro e Janeiro gratuitamente.

Com curadoria do cineasta Pedro Serrano e do jornalista Celso de Campos Jr., biógrafo do sambista, a exposição reúne mais de 100 itens raros do acervo pessoal do músico, que foi organizado ao longo de 40 anos pela esposa dele, Matilde, e mantido preservado desde os anos de 1980. Organizada em dez salas imersivas, essa vasta coleção reúne objetos pessoais, documentos, recortes de jornais e revistas, filmes, fotografias, partituras e discos, além de trechos do documentário “Adoniran – meu nome é João Rubinato”.

Alguns destaques desse acervo são os icônicos chapéu e gravata borboleta, a característica mais marcante no visual de Adoniran; a aliança de noivado feita para a esposa com a corda de um cavaquinho, história conhecida no samba “Prova de Carinho”; roteiros de radionovelas em que atuou, com anotações originais; fotografias inéditas; partituras de canções nunca gravadas; e o roteiro do filme “O Sertanejo”, que nunca foi rodado, com dedicatória de Lima Barreto.

O visitante encontra logo na entrada, na sala Saudosa Maloca, um varal com roupas estampadas com fotos de importantes momentos da vida do compositor e a partitura da música que dá nome ao espaço. Também há objetos de época, como bicicleta, abajur, violão, toca-discos, luminária de taxi e máquina fotográfica. A ideia desse ambiente é narrar a trajetória de João Rubinato, o nome de batismo do sambista, no início da carreira, entre 1920 e 1950.

No espaço Estação de Trem, que reproduz uma estação ferroviária dos anos de 1970, o público conhece a história de “Trem das Onze”, que venceu o prêmio de melhor samba no Carnaval do Rio de Janeiro de 1965 e é considerado o maior sucesso de Adoniran. Por meio de uma miniatura de locomotiva, o visitante conhece a faceta pouco conhecida do músico: a de artesão. Na sala Oficina, uma recriação da garagem de Barbosa, há outras peças feitas por ele, como bicicletinhas, utensílios domésticos e um parque de diversões.

Para garantir os 150 ingressos destinados a associados Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo e acompanhantes, inscreva-se via www.adoniran.eventbrite.com.br até serem completadas todas as vagas.

Após inscrição o interessado deverá retirar os ingressos na Casa do Escoteiro, apresentando seu ticket de reserva na recepção.

Casa do Escoteiro

Rua Coronel Xavier De Toledo, 316 – 3º andar
República – São Paulo/SP – CEP 01048-000
Telefone: (11) 3154-5500

Atendimento:
– segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30
– sábados, das 9h às 13h
– não abre aos domingos e feriados

Mais Informações

Escritório Regional de São Paulo dos Escoteiros do Brasil – Captação de Recursos
E-mail: captacao@escoteirossp.org.br
Tel.: (11) 3154-5500 Ramal 6

Informar no assunto do e-mail o nome do evento e o assunto a que se refere e no corpo do e-mail, informar nome do evento, tema, nome completo, UEL, número do registro e telefone para contato.

Ingressos gratuitos para exposição sobre Adoniran Barbosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo