Jornal de Santos destaca boa ação de escotista

A história da parceria entre Guilherme Ramos e lar de idosos é novamente notícia em A Tribuna.

Em agosto do ano passado, publicamos aqui no site da Região São Paulo a história do projeto do então pioneiro Guilherme Ramos, do Grupo Escoteiro do Ar São Vicente 234°/SP. Durante mais de um ano ele desenvolveu uma horta no Lar de Amparo Vovó Walquíria em São Vicente.

Na ocasião, o projeto foi desenhado com o objetivo de cumprir o lema Servir dentro das restrições impostas pela pandemia, cresceu tanto que, de uma atividade social, ao ar livre e executada por maiores de idade (no caso, pioneiros do 13º. Distrito Escoteiro Costa da Mata Atlântica), acabou sendo utilizado para que Guilherme conquistasse, em outubro de 2021, o reconhecimento Escoteiros do Mundo, o único destinado a jovens pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME).

Mas além do distintivo, o projeto – amplamente divulgado na mídia local – fez com que Ramos fosse convidado a participar do prêmio Comunidade em Ação A Tribuna, promovido pelo centenário jornal em parceria com a empresa Ultracargo. Ele inscreveu seu projeto e, em 14 de dezembro, foi o vencedor na categoria sustentabilidade da 19ª edição da iniciativa que visa valorizar ações voluntárias que beneficiem as causas sociais na Baixada Santista. Acompanhado de seu pai, Ramos participou da cerimônia de premiação onde recebeu um voucher e R$ 2 mil, apareceu na foto da manchete do jornal e seguiu com a vida.

O jovem continuou cursando a faculdade de Tecnologia da Informação na Univesp, trabalhando em uma empresa de assistência médica, e após a Cerimônia de Partida do Clã, tornou-se assistente da Tropa Escoteira Tamacavi, do seu grupo.

Mas, aquele que presumimos ser o último capítulo dessa história, ainda estava por vir. Seis meses depois, quando teve uma trégua entre suas diversas atividades, o escotista utilizou integralmente o valor da premiação para comprar alimentos e materiais de higiene. Utensílios que já sabia serem a maior necessidade do lar de idosos localizado no bairro Náutica 3, e, entregou a doação em 2 de julho.

Como a entrega não foi divulgada, o pessoal do distrito demorou um pouco, mas acabou descobrindo e não teve jeito, Ramos virou notícia mais uma vez: “Jovem ganha prêmio de R$ 2 mil e gasta tudo com comida para idosos em São Vicente” foi o título da matéria publicada em 12 de agosto, em A Tribuna.


Texto de: Rejane Lima

Jornal de Santos destaca boa ação de escotista
Rolar para o topo