Modalidade do Ar renova coordenação em São Paulo durante Indaba Regional

 

Nos dias 20 e 21 de janeiro, o Hospital da Força Aérea de SP (HFASP) – e também sede do Grupo Escoteiro Brigadeiro Rui Moreira Lima 405/SP – recebeu escotistas, dirigentes e membros juvenis que se reuniram para traçar novos rumos para a Modalidade do Ar no estado de São Paulo. O evento contou com a presença de representantes de 14 grupos escoteiros da modalidade e de convidados que engrandeceram o encontro.

Logo após o hasteamento e boas-vindas, os presentes tiveram a oportunidade de relembrar todas as realizações de 2017 a partir de uma apresentação feita pelo então Coordenador Regional da Modalidade do Ar (COREAR), Rudner Lauterjung Queiroz. Ele demonstrou por meio de gráficos que a modalidade alçou voos ainda mais altos no que se refere ao crescimento de efetivo e expansão do Escotismo na Região de São Paulo.

Após isso, Rodrigo Moreira, analista de Captação de Recursos do Escritório Regional (ER), conversou com os participantes sobre o tema e as inúmeras ferramentas disponíveis em parceria com o ER. Os participantes tiveram uma interessante oficina de Astronomia com o escotista e também professor de astronomia, Júlio César Klafke, seguida por uma conversa dirigida por um entusiasta da modalidade, o escotista Emerson Beraldo, com o tema “História aeroespacial como motivadora do desenvolvimento de competências”.

Troca de comando

Paralelamente à oficina e à conversa para os escotistas, os dirigentes reuniram-se no Conselho dos Presidentes dos Grupos Escoteiros do Ar (GEAr), também chamado de G25, para discussões e importantes decisões que nortearão os grupos da modalidade ao longo desse ano.

A primeira delas foi com relação a escolha do novo COREAR, pois o atual coordenador, Rudner, terminava seu segundo mandato e solicitou que ocorresse uma renovação após quatro anos na função. Os destaques de seus esforços foram a evolução e o crescimento expressivo da modalidade. Agora ele irá direcionar energias para novos projetos em prol da Região Escoteira de São Paulo.

Por consenso dos presentes, Leandro Andalaft dos Santos, coordenador adjunto da Modalidade do Ar em 2016 e 2017, foi indicado para assumir o mandato dos próximos dois anos. Na sequência, foi apresentado um Plano de Gestão, baseado principalmente no crescimento e expansão da modalidade, bem como na interação entre os GEAr’s e a atuação dos jovens como protagonistas nas decisões.

Segundo dia

No domingo, o Núcleo da Rede de Jovens Líderes – SP esteve presente, representado por Vinicius Botelho (coordenador regional) e Raphael de Taranto (comunicador), além de Júlia Falcone (representante dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo no Conjuve, na cadeira de Saúde e Meio Ambiente). Os jovens estimularam todos os presentes a pensarem sobre o tema “O papel da juventude na renovação do Escotismo”.

“Esse encontro vai muito além de simplesmente definir quais datas e eventos da modalidade irão ocorrer ao longo do ano, é a oportunidade de reunir escotistas para troca de experiências, expandir pensamentos, comemorar os progressos, traçar novas metas, além de ouvir nossos jovens através de seus representantes, os participantes do CATAr II” ressalta Leandro.

Modalidade do Ar renova coordenação em São Paulo durante Indaba Regional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo