mmm


Movimento Escoteiro é divulgado na Virada Nerd, em São Paulo

29 de novembro de 2018

No último fim de semana, dias 24 e 25 de novembro, o Escotismo foi apresentado aos fãs de HQs, heróis, mangás e games durante a Virada Nerd. O evento, organizado pela editora Devir, aconteceu no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo – SP. Cerca de 4 mil pessoas passaram pelo local, que sedia também a exposição Quadrinhos até março de 2019.

A Região Escoteira de São Paulo foi convidada a participar da Virada em função do lançamento do terceiro volume da HQ Lumberjanes. O quadrinho conta a história de um grupo de amigas em um movimento que, apesar de fictício, é semelhante ao Escotismo. Elas são aventureiras e corajosas, como são os escoteiros, além de também terem uma promessa e vários distintivos.

Imagem: divulgação

A intenção era, portanto, mostrar ao público da Virada Nerd que os escoteiros não estão só nos quadrinhos, mas também no Brasil – e no mundo inteiro! Para demonstrar de forma realista o que fazem os escoteiros, foram montados alguns elementos de um campo de patrulha: barraca e mesa de bambu. Além disso, o Grupo Escoteiro Guaianazes 68/SP emprestou a caixa de uma de suas patrulhas, expondo utensílios de cozinha e campo que realmente são usados, junto a miniaturas de pioneirias.

Para deixar a experiência mais interativa, os visitantes da Virada eram convidados a aprender nós escoteiros, como foi feito na Adventure Sports Fair, em especial o nó direito e o nó da amizade. Os nós feitos eram presos em chaveiros com um pingente que servia como lembrança do estande. Até o ator Fernando Caruso levou para casa um nó feito por ele mesmo. Confira nos stories da Devir

Foto: Divulgação Devir

A ação resultou em pelo menos 40 pessoas interessadas em ingressar no Movimento Escoteiro, entre jovens e adultos. Com a ajuda de 16 voluntários de diversas unidades escoteiras, foi possível realizar o atendimento ao público ao longo do dia no sábado e no domingo, além da montagem e desmontagem.

Fotos: Otávio Ferreira e Gustavo Amorim

O destaque foram sete seniores e guias do Grupo Escoteiro Tiradentes 107/SP: com desenvoltura e simpatia eles explicaram sobre Escotismo e atraíram mais interessados no primeiro dia. Após o evento, o sênior Guilherme de Oliveira perguntou brincando: “É ruim estar sentindo saudades dessas coisas e de ensinar nós para estranhos? ”, demonstrando que a experiência foi positiva. 

Quer aprender a fazer os famosos nós dos escoteiros? Vem aprender com os Escoteiros SP! O acampamento Lumberjanes está aberto durante todo o evento.#Devir #ViverJogando #ViradaNerd

Publicado por Devir ViverJogando em Domingo, 25 de novembro de 2018

Filipe Conde foi com a equipe do Canal SAPS palestrar na Virada sobre como é ser escoteiro. Ele mostrou o Movimento por meio de histórias que viveu e de vídeos que ele mesmo fez em eventos, como o 7º Jamboree Nacional. “Eu faço meu canal para mostrar o Escotismo para vocês, que não são escoteiros, pela visão dos jovens”, disse ele ao público.

Foto: Natália Freitas
Compartilhe
Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens