Nota de falecimento: Mestra Ana Luzia Guerreiro de Carvalho

Com pesar comunicamos que a Mestra Ana Luzia Guerreiro de Carvalho faleceu na madrugada de ontem, partindo para cantar com os querubins no Grande Acampamento.

Mestra Ana Luzia, IM dos Ramos Lobinho e Pioneiro e portadora da Medalha Velho Lobo concedida aos irmãos com mais de 50 anos de participação efetiva no Movimento Escoteiro atuou intensamente dos desafios da introdução da co educação no Escotismo Brasileiro. Inicialmente, em Belo Horizonte, foi membro da equipe do projeto piloto de inclusão feminina no Escotismo. Posteriormente participou da implantação do projeto na Região de São Paulo.

Em 1991, como membro da Equipe Regional de Mestres Pioneiros, junto com os Mestres Renato Silva e Vera Lucia Silva, criou o Curso de Vivência Pioneira, com o objetivo de oferecer à TODOS os adultos da Região de São Paulo a oportunidade de vivenciar o Ramo Pioneiro através do aprender fazendo e vivenciando. Esse curso foi um marco histórico na evolução do Ramo na Região de São Paulo. Junto com essa e outras ações o número de praticantes do Pioneirismo em São Paulo cresceu num período de 6 anos de 130 para mais de 900 jovens de ambos os sexos atuando de forma plenamente integrada.

Formadora e Mestra Pioneira, dedicada à sua família, aos Lobinhos e, em especial, à Fraternidade do Ar Livre e do Servir, o Ramo Pioneiro na definição de B-P, exímia letrista e cantora encantadora criou PIONEIROS, a música que tornou-se um hino do Pioneirismo ao expressar de maneira poética todas as etapas da vida Pioneira que tantas e tantas vezes cantamos juntos:

Somos Pioneiros por opção
Temos o Escotismo no coração
E um lema a cumprir
O ideal de BP…
Servir!

Somos companheiros e esta união
Cada vez mais forte nos torna irmãos,
Partilhando emoções,
Entoando canções e assim…

Com a mochila e a forquilha, eu vou
Procurar nova trilha e, então,
Enfrentar desafios, vencer,
Reforçar sempre o meu querer,
Fazer melhor!…

As altas montanhas vou escalar
E do mar o fundo vou pesquisar
Vou crescer muito mais…
Eu vou me superar… ser feliz!

Nota de falecimento: Mestra Ana Luzia Guerreiro de Carvalho
Rolar para o topo