Novembro Azul

 

O mês de novembro chegou, e com ele a campanha Novembro Azul, que similar ao outubro rosa, alerta os homens sobre a importância de realizar o exame para identificação precoce do Câncer de Próstata, aumentando em 90% a chance de cura da doença.

Os Escoteiros do Brasil apoiam a iniciativa e orientam os nossos adultos voluntários a consultarem seus médicos regularmente e realizarem os exames necessários, pois cuidar da saúde também é coisa de homem. Sobre o Câncer de Próstata:

– Estatísticas:
O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

– Diagnóstico:
A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

– Fatores de Risco:
A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

– Prevenção:
Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.

Conheça mais em www.novembroazul.com.br, e #compartilhe com seus amigos e familiares.

 

Novembro Azul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo