Outorga Medalha “Aldo Chioratto”

De todos os escoteiros que tombaram na revolução de 32, a história de Aldo Chioratto (05/10/1922 – 18/09/1922) é a mais conhecida, pois seus restos mortais repousam hoje no Mausoléu Constitucionalista, sendo a única criança a receber esta homenagem. O escoteiro-estafeta Aldo Chioratto era da “Associação de Escoteiros Ubirajara”, filho do tintureiro João Chioratto e de Ada Chioratto, tinha quase 10 anos de idade e foi escolhido como mensageiro do Coronel Mário Rangel no quartel em Campinas por ter grande estima dos oficiais militares e simpatia.

Na manhã de 18 de setembro – um domingo, portanto há mais de 90 anos, numa manhã fria, por volta das onze horas e vinte minutos enquanto entregava as correspondências, foi atingido pelos estilhaços de uma bomba lançada por um vermelhinho da aviação federal próximo às estações ferroviárias das Companhias Mogiana e Paulista no centro de Campinas e faleceu imediatamente com os fragmentos da explosão na região do estômago, junto ao seu bornal de estafeta no cumprimento do dever com treze perfurações em seu frágil corpo, personificando o 2º artigo da Lei: “O Escoteiro é Leal”.

O pequeno escoteiro foi leal no cumprimento dos seus deveres e aos princípios ensinados pelo escotismo, mesmo que isso lhe custasse a própria vida. Desses breves relatos, encontramos a tradução reveladora do espírito escoteiro de cumprimento do seu juramento escoteiro, onde há lição de estoicismo, de entusiasmo e de apoio. Outras 27 pessoas foram atingidas pelos estilhaços, mas somente o pequeno escoteiro sucumbiu naquela trágica manhã em Campinas.

Seu corpo foi sepultado no Cemitério da Saudade sem as devidas honras e em julho de 1966 seus despojos foram transladados para o Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32 após o reconhecimento pela Sociedade Veteranos de 32 – MMDC da heroicidade do ato do pequeno soldado e na sua lápide consta os dizeres: “Escoteiro Aldo Chioratto – Paulista – Inocência, coragem e Civismo aqui repousam”. A conhecida fotografia de Aldo Chioratto faz parte do patrimônio da tradicional Escola Estadual Orosimbo Maia, no centro de Campinas, onde foi aluno exemplar.

Também no cinquentenário da morte de Aldo Chioratto, em 18 de setembro de 1982, foi realizada uma cerimônia religiosa na cripta do mausoléu em homenagem a todos os escoteiros que prestaram seus serviços à causa revolucionária, sendo entregues a seguir 79 Medalhas de Bons Serviços, 6 Diplomas de Mérito Regional e 4 Medalhas de Gratidão Ouro aos antigos escoteiros ainda vivos e já com os cabelos grisalhos, mas cheios de ideal e amor ao movimento escoteiro. Para encerrar os eventos, foi descerrada uma placa e inaugurada a Praça Escoteiro Aldo Chioratto nas imediações do grande obelisco.

Em sua homenagem, a Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, através do Decreto Estadual 62.809 de 25 de agosto de 2017” oficializou a “Medalha Aldo Chioratto” evocativa a participação do Movimento Escoteiro na Revolução Constitucionalista de 1932. No último dia 25/01, aniversário da cidade de São Paulo, receberam esse honroso reconhecimento o Diretor Presidente da Região Escoteira de São Paulo, Rodrigo Ramos e a Vice Presidente Regional, Vania Ferrari.

Em uma bela cerimônia realizada no Obelisco do Ibirapuera, os dois representantes do Escoteiros da Região de São Paulo foram agraciados com a medalha.

Para nossa vice presidente, Vania Ferrari, “É com toda certeza uma honra e o reconhecimento do trabalho que temos realizado em todo o estado de São Paulo, e uma amostra clara que continuamos defendendo valores tão importantes para nossa sociedade, como os que Aldo Chioratto também defendeu” completa a diretora.

Veja abaixo algumas fotos do evento:

 

Outorga Medalha “Aldo Chioratto”
Rolar para o topo