Projeto Bons Vizinhos!

 

O bairro do Jardim Ângela, situado na Zona Sul da cidade de São Paulo, é um dos bairros mais populosos e com uma renda per capita muito baixa. Buscando melhorar a qualidade de vida da população local, a Sociedade Santos Mártires, sobretudo na figura do Padre Irlandês Jaime Crowe, desenvolve diversos projetos e apoia inúmeras instituições para auxiliar as famílias que lá vivem.

Aproveitando que a Cargill, empresa multinacional do ramo alimentício, buscava financiar um projeto social, inserindo seus funcionários da área de IT em um serviço voluntário, os Escoteiros do Brasil promoveram o Projeto Bons Vizinhos. A comunidade foi escolhida por contarmos com o Grupo Escoteiro Guarapiranga, um dos agentes de apoio e transformação local.  

O projeto abrangeu o Abrigo Raio de Sol, que atende crianças de 0 a 18 anos, em situação de abandono, e o Ninho da Esperança, cujo público alvo são  pessoas com necessidades especiais, atendidas no contra-turno escolar, onde são realizadas atividades de desenvolvimento físico, intelectual e de apoio pedagógico.

Foram dois dias no mês de junho marcados por mutirões de revitalização do espaço. No primeiro dia parte dos voluntários da Cargill, junto com os escoteiros do GE Guarapiranga preparam o abrigo, lixando, dando a primeira demão de tinta e organizando o espaço para que, no dia 09 de junho, o restante da equipe, que desta vez contou com a presença dos Diretores da Empresa, bem como novamente os escoteiros terminassem os trabalhos, fixassem as bancadas, instalassem os computadores doados pela Cargill e montassem a brinquedoteca, também com brinquedos doados pela empresa.

No Ninho da Esperança também foram montadas bancadas, instalados computadores, porém, o ponto alto da manhã foi a interação dos escoteiros e funcionários com as crianças e jovens do Ninho. Fizemos um momento de entrega de brinquedos que auxiliam o desenvolvimento motor e cognitivo e aproveitamos para inaugurar com eles as novas aquisições.

Importante ressaltar que, embora as reformas físicas sejam de extrema importância, esses jovens e crianças são imensamente carentes de afeto e atenção, portanto, a interação e as brincadeiras realizadas com as crianças de ambas instituições certamente possibilitaram um ganho imensurável, não só para os jovens como também para os voluntários que se envolveram de corpo e alma em missão tão significativa. 

Projeto Bons Vizinhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo