Projeto de Gastronomia Mateira é realizado em parceria com o Centro Universitário Senac – Campos do Jordão

Nos dias 24 e 25 de agosto aconteceu em Campos do Jordão/SP o Projeto Gastronomia Mateira. O Projeto foi idealizado e coordenado pelas escotistas Aline Silva e Laís Nunes do 106°/SP GE Oyaguara, e Carolina Fiorante do 66°/SP GE Amizade em parceria com o CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC – CAMPOS DO JORDÃO e apoio do 106°/SP Grupo Escoteiro Oyaguara. 

O Centro Universitário SENAC de Campos do Jordão é referência no país de graduação em Gastronomia. Os escoteiros tiveram a oportunidade de aprender e cozinhar nas instalações e sob orientação da professora Chef Valéria Germano e seus alunos. 

Instruções sobre contaminação cruzada, higiene pessoal, cuidados no armazenamento de alimentos entre outros foram passados aos jovens de forma dinâmica. Os jovens prepararam um delicioso menu completo para o almoço. Aprendendo técnicas de cortes, molhos , dentre outras, além de comportamento e comunicação na cozinha. Tudo isso colocando a mão na massa, no melhor estilo aprender fazendo! 

O projeto contou ainda com conteúdos de elaboração de cardápio para atividades escoteiras e a experiência de cozinhar um nutritivo cardápio vegetariano. 

Os jovens, professores e alunos do SENAC vivenciaram ainda a importância de saber fazer uma boa fogueira e controlar o fogo para a culinária mateira! Super integrados escoteiros , alunos e professores também cozinharam com as técnicas mateiras. 

Os 15 participantes foram selecionados através de uma base de culinária mateira realizada no Ponta de Flecha Distrital do Ramo Escoteiro do 38° Distrito Rio Paraíba do Sul, onde os destaques compuseram as vagas e o restante foi dividido entre os grupos da organização. 

O conhecimento e as habilidades adquiridas com os profissionais são importantes e utilizados também na cozinha mateira. Os jovens com toda certeza levarão essa experiência para as patrulha e para a vida deles. Foi uma excelente forma de compartilhar conhecimento e proporcionar experiências a todos os envolvidos! 

Projeto de Gastronomia Mateira é realizado em parceria com o Centro Universitário Senac – Campos do Jordão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo