Projeto Formando Multiplicadores Posithivos chega ao fim com mais de 400 pessoas capacitadas

 

 

O projeto Formando Multiplicadores Posithivos está terminando. A jornada que percorreu mais de dez cidades em todo o estado, capacitou mais de 400 jovens e adultos voluntários do movimento escoteiro, através de cursos, palestras e dinâmicas, deixando-os aptos a conversar sobre HIV/Aids, hepatites virais e as novas formas de prevenção dessas doenças.

Por onde o projeto passou pode-se perceber o quão importante é esse tema: são 730 mil pessoas infectadas pelo HIV no Brasil e, a cada ano, são mais de 16 mil mortes  e 44 mil novas infecções pelo vírus, e o desconhecimento  afeta diretamente adolescentes e jovens. Por isso, os Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo, em seu papel educativo, incentiva que seus escotistas e dirigentes discutam, realizem e divulguem ações de prevenção de saúde em suas unidades escoteiras locais e comunidades, seja através de jogos, dinâmicas ou conversas temáticas. Com a capacitação dos multiplicadores, espera-se que os 24.000 membros juvenis e escotistas do estado de São Paulo tenham acesso às mais recentes informações sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

Uma das atividades de maior sucesso do projeto foi uma dinâmica simples, mas de profundo significado: cada pessoa recebia um cartão com diferentes símbolos. Em seguida, iniciava-se uma roda, nos quais os participantes eram orientados a dançar, em pares, ao som de uma música. Conforme o facilitador pausava o som, era necessário trocar de par. A cada novo parceiro, o participante registrava em seu cartão o símbolo de sua dupla.

Todos se divertiam e gargalhavam a cada troca, pensando que era apenas uma forma de quebrar o gelo. No fim da música, os participantes ficaram chocados com o significado dos diferentes símbolos, antes ocultos: HIV, sífilis, hepatite, relação sem proteção e relação com proteção – o cartão preenchido na brincadeira mostrava a dificuldade da vida real em identificar pessoas portadoras de doenças sexualmente transmissíveis.  

O formato das atividades do projeto, leve, descontraído e com bastante diálogo, fez toda a diferença: a maior parte das pessoas interagiu dando opiniões e relatando experiências sobre como desconstruir o tabu entre os pais, escotistas e dirigentes; além de como falar com os jovens sobre prevenção e saúde, usando a linguagem adequada. Outros levantaram pontos interessantes sobre a busca de informações antes de abordar o tema no grupo escoteiro  e sobre como elaborar palestras informativas sobre o assunto. Nas conversas, foram ainda abordados pontos de prevenção, diagnóstico e tratamentos de cada doença específica. E, como tarefa final, os participantes formaram grupos com a missão de criar dinâmicas, atividades ou jogos para os ramos escoteiro, sênior, pioneiro e também para os adultos, colocando em prática os conhecimentos adquiridos.

Cabe também destacar que todos os mais de 400 participantes dessas oficinas estão abertos a discutir o tema e buscam cada vez mais informações. Todos tiveram coragem de falarem sobre isso nos grupos escoteiros e se mostraram ansiosos em disseminar informações sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

 

Especialidade – Por meio da campanha É Hora de Prevenção!, fomentou-se a conquista da especialidade de Prevenção em Saúde, enfatizando a importância do escoteiro estar sempre bem informado. Esta  especialidade é uma importante ferramenta para conscientização sobre os cuidados com o próprio corpo.

Os jovens que conquistaram a especialidade de Prevenção em Saúde entre 15 de setembro e 1º de dezembro de 2016 foram reconhecidos com um certificado de participação especial e um brinde do projeto Formando Multiplicadores Posithivos. Puderam participar os ramos lobinho, escoteiro e sênior. Os relatórios foram publicados no Meu Grupo em Ação nas mídias da Região Escoteira de São Paulo.

 

Ações em dezembro – O dia 1º de dezembro é  o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e, durante todo o mês, serão disponibilizados mais de 5.000 folhetos e informativos para que as mais de 330 unidades escoteiras locais possam difundir informações sobre a prevenção do HIV/Aids a seus escoteiros e à comunidade. Além disso, a campanha É Hora de Prevenção foi prorrogada até o dia 31, então, todos os lobinhos, escoteiros e sêniores que obtiverem a especialidade de Prevenção em Saúde ainda este ano receberão o certificado especial e o brinde do projeto.

 

Projeto Formando Multiplicadores Posithivos chega ao fim com mais de 400 pessoas capacitadas
Rolar para o topo