Romaria Escoteira reúne mais de 1700 em Aparecida

No dia 22 de abril, aconteceu a 15ª edição da Romaria Escoteira Nacional. A atividade possui ênfase na área de desenvolvimento espiritual, promovendo reflexões e o exercício da fraternidade escoteira. O evento, que aconteceu em Aparecida/ SP, reuniu 1725 participantes de 86 Unidades Escoteiras Locais (UELs).

A Missa Escoteira, celebrada às 8h da manhã, deu início às atividades com transmissão nacional pela TV Cultura, TV Aparecida e Rede Viva de Televisão. Após a cerimônia, os escoteiros participantes retornaram ao Pátio da Basílica, se posicionando em frente à Tribuna Papa Bento XVI, para o desenvolvimento do resto da Programação.

A Romaria Escoteira

O tradicional Jogo do Caracol foi atividade quebra-gelo aplicada pela organização. Na sequência, foram anunciados os nomes de todas as UELs presentes na Romaria de uma maneira dinâmica.  Representantes jogavam no palco da Tribuna o seu Lenço Escoteiro enquanto o apresentador exibia o Lenço e anunciava o nome da UEL.

Neste ano, mais uma vez, o GEAR Suboficial Palmeira de Guaratinguetá 101/SP, teve o maior número de participantes (80). Contudo, a UEL gentilmente cedeu o troféu para o segundo colocado, o G.E. Guaru 198/SP da cidade de Guarulhos. A Romaria mais Distante veio do Rio Grande do Sul, o Grupo Escoteiro Roama 133/RS. Houve também a presença de um escoteiro de Portugal, Daniel Gregório do 1317º G. E. Parceiros da cidade Leiria.

No dia 21 de abril, o GEAR Suboficial Palmeira de Guaratinguetá 101/SP organizou o evento “Dança Escoteira e Disputa de Bastão”, com competição e premiação por Ramo. Os prêmios foram entregues aos vencedores na Romaria.

A 15ª Romaria Escoteira Nacional foi repleta de novidades e surpresas. Neste ano, um jovem casal de pioneiros anunciou seu noivado, com troca de alianças e bênção do Padre Hugo Marcel Marcelino Galvão – Assistente Regional Religioso Católico da Arquidiocese de Natal/RN. Tivemos também uma homenagem ao escotista Manuelino, do G.E. Guaypacaré da cidade de Lorena 223/SP, por seus quarenta e dois anos de vida Escoteira.

Guardiões de Nossa Senhora Aparecida

O grande momento da atividade foi a passagem da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida do guardião eleito em 2017, o G.E. do Mar Maembipe 28/SP, de Ilha Bela, à próxima UEL responsável, o G.E. Pinhalzinho 36/SP. O 15º Guardião realizou a entrega do Troféu de Agradecimento aos membros do 14º pelo carinho, amor e por dar abrigo, por um ano, à Padroeira do Brasil.

Para concluir a 15ª Romaria Escoteira Nacional, o padre Hugo abençoou todos os presentes. A atividade foi encerrada com uma homenagem ao escotista Romero Oswaldo Loures Machado. O adulto voluntário, falecido no dia 18 de abril, aos noventa e dois anos,  ainda era ativo no G.E. Nova Floresta de Belo Horizonte. A próxima edição da Romaria Escoteira acontecerá em 28 de abril de 2019.

Romaria Escoteira reúne mais de 1700 em Aparecida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo