Saiba como foi o Encontro de Formadores

O Encontro Regional de Formadores de 2019 aconteceu em 16 de fevereiro, na cidade de São Caetano do Sul, reunindo 142 participantes – entre escotistas, dirigentes e equipe organizadora – para debater rumos da formação dos adultos voluntários no Movimento Escoteiro. O evento acontece anualmente e proporciona atualização e alinhamento para a equipe de formadores paulista.

A programação contou com Irineu Toledo na palestra magna, falando sobre mudanças de comportamento sob o tema “Feliz Dia Novo! ”. Houve ainda oficinas, com assuntos como Construção de Unidades Didáticas; Perfis, Cargos e Funções; e Centenário da Insígnia de Madeira.

Esta edição contou com um tom especial devido ao momento em que passa a instituição na área de Gestão de Adultos, uma vez que os materiais e diretrizes atuais estão sendo reformulados. Marcos Ramacciato, gerente nacional de Gestão de Adultos, apresentou a nova Política Nacional de Gestão de Adultos e mostrou uma prévia do manual de Competências e Rotas de Aprendizagem do Ramo Lobinho, material inédito que foi lançado integralmente na semana posterior. Para ele, foi importante “responder algumas perguntas e enfatizar a importância do trabalho do Assessor Pessoal de Formação para a condução do sistema de gestão por competências”.

Para Ricardo Rodrigues, assessor regional de Gestão de Adultos, o Encontro de Formadores representou o início dos estudos sobre a Política. “O grande enfoque foi mostrar que todos devem estar alertas às grandes mudanças que estão sendo implantadas no sistema de formação dos voluntários”. A recepção por parte dos participantes foi positiva, mesmo que ainda com algumas dúvidas sobre o conteúdo dos manuais e como colocá-los em prática, que devem ser sanadas ao longo da aplicação e dos estudos da nova proposta.

Fotos: Claudio Cardoso | Álbum completo aqui 

Saiba como foi o Encontro de Formadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo