São Caetano é palco da 26ª Assembleia Regional Escoteira e do 17º Fórum Regional de Jovens Líderes

Nos dias 16 e 17 de março, sábado e domingo, a cidade de São Caetano do Sul recebeu a 26ª Assembleia Regional Escoteira e o 17º Fórum Regional de Jovens Líderes. O evento reuniu quase mil associados dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo, dos quatro cantos do estado, para debater e deliberar sobre o futuro da Região Escoteira de São Paulo nos próximos anos.

17º Fórum Regional de Jovens Líderes

O 17º Fórum Regional de Jovens Líderes iniciou as atividades às 8h30 do dia 16, sábado, com a prestação de contas e a apresentação do relatório de gestão do Núcleo Regional de Jovens Líderes. Ambos foram aprovados pela plenária. Ainda na manhã de sábado, foram exibidos os projetos especiais “Conversa Temática” e “Cartilha: Diversidades” e apresentados os candidatos ao Núcleo Regional de Jovens Líderes.

Na primeira sessão do Fórum, também foi apresentada uma carta-compromisso, formulada previamente por um grupo de trabalho formado especialmente para isso, com o objetivo de garantir o cumprimento pela Diretoria Regional de algumas demandas de envolvimento juvenil. As duas chapas concorrentes à Diretoria Regional puderam se apresentar e assinaram o termo.

Na segunda sessão, que aconteceu na noite do sábado, ocorreu a eleição dos delegados regionais ao Fórum Nacional de Jovens Líderes 2019 e dos novos membros do Núcleo Regional de Jovens Líderes: Nicholas Casagrande foi eleito como coordenador 2019-2020, Marianna Reali coordenadora 2019-2021 e Júlia Pacheco comunicadora 2019-2021. Entre as candidatas, São João da Boa Vista foi escolhida como cidade-sede do Encontro Regional de Jovens Líderes 2019.

26ª Assembleia Regional Escoteira

Enquanto ocorria a 1ª sessão do Fórum, na manhã de sábado, aconteceram os seminários prévios sobre as alterações do Regulamento Regional e a Previsão Orçamentária Regional.

Por volta das 11h da manhã do dia 16 de março, teve início a Sessão Solene de abertura da 26ª Assembleia Regional Escoteira. Na cerimônia, após os atos cívicos, houve a entrega de Diplomas de Mérito Regional aos Distritos 11º e 12º pela realização do evento e de condecorações a voluntários que contribuíram para o desenvolvimento do Movimento Escoteiro na Região de São Paulo e em nível Nacional. Na ocasião, o Grupo Escoteiro São Caetano do Sul 207/SP foi homenageado por seus 50 anos de atividades com o Troféu Longevidade Jatobá.

No período da tarde do sábado, teve início a 1ª Sessão Plenária da Reunião Ordinária da Assembleia Regional. A mesa diretora foi composta por Renato Breneizer (GE Suçuarana 283/SP) como Presidente, Allen Harisson (GE do Ar Aruak 136/SP) como 1º Vice-Presidente, Ana Hidaka (GE Locomotiva 249/SP) como 2ª Vice-Presidente, Natalia Side (GE Almirante Tamandaré 46/SP) como 1ª Secretária e Fabricio Marcondes (GE Caçapava 268/SP) como 2º Secretário.

Após a eleição e posse de todas as Comissões Assessoras da Assembleia (Credenciamento, Eleitoral,
Escrutínio, Estilo e Assuntos Gerais), a Diretoria Regional apresentou as contas e o balanço do exercício fiscal de 2018, ante o parecer da Comissão Fiscal Regional, a Previsão Orçamentária 2019-2020 e o Relatório de Gestão. Todas as dúvidas dos presentes foram sanadas e os itens aprovados pela plenária.

A primeira sessão plenária da Reunião Ordinária terminou em meio às discussões sobre as alterações propostas do Regulamento Regional, pois às 18h foi iniciada a Reunião Extraordinária da Assembleia Regional para tratar sobre a regularização do CNPJ filial da Região Escoteira de São Paulo, questão aprovada pela plenária após os esclarecimentos prestados pelos assessores jurídicos regionais que apresentaram o tema juntamente com a Diretoria Regional.

A segunda sessão plenária da Reunião Ordinária teve início às 8h30 do domingo, dia 17 de março. Após a finalização das discussões sobre o Regulamento Regional, houve a apreciação das propostas de Assuntos Gerais e do relatório e das recomendações do 17º Fórum Regional de Jovens Líderes e a escolha da cidade-sede da 27ª Assembleia Escoteira Regional e do 18º Fórum Regional de Jovens Líderes em 2020. Dentre as duas cidades candidatas, Indaiatuba foi escolhida como cidade-sede e Taubaté ficou como cidade-sede alternativa.

Em seguida, as chapas candidatas à Diretoria Regional e os candidatos à Comissão Fiscal e à Comissão de Ética e Disciplina Regionais e os candidatos a candidato ao CAN puderam apresentar suas propostas e defender suas candidaturas, bem como foram apresentados os candidatos a delegado regional à Assembleia Nacional.

Depois de realizado o processo eleitoral e apurados os votos, a chapa eleita, com quase 59% dos votos válidos, para assumir a Diretoria Regional no mandato 2019-2022 foi a “Caminhando Juntos”, presidida por Alexandre Banchi, tendo Bia Reali como Diretora Vice-presidente, Euclides Hisatugo como Diretor Administrativo, Sérgio Correa como Diretor Financeiro e Artur Berberian como Diretor de Relações Institucionais. De acordo com deliberação da Assembleia Regional, a nova gestão da Diretoria Regional deverá tomar posse no dia 30 de março próximo.

Para a Comissão Fiscal Regional foram eleitos Silvio Yoshiro Mizuguchi Miyazaki (1º), Luís Antônio Freitas Pereira (2º), Afonso Robles Petry (3º), como titulares, e Antenor Aparecido Stabile como 1º suplente. Para a Comissão de Ética e Disciplina Regional, Ronaldo Engracia foi eleito como 1º Titular, Eduardo Gutierrez  2º Titular e Marcos Venicio Mattos Chaves 3º Titular, e como suplentes Paulo Peixoto Lins de Araújo (1º Suplente), Elidio Aparecido Silva Parreira (2º Suplente) e Fabiano Rioli Kunert (3º Suplente).

Robson Alexandre de Moraes foi eleito como candidato ao Conselho de Administração Nacional (CAN) para o pleito que ocorrerá na próxima Assembleia Nacional Escoteira, a ser realizada no final do mês de abril, em Brasília/DF, para a qual foram eleitos 29 delegados titulares e 18 delegados suplentes da Região Escoteira de São Paulo.

[Clique aqui para ter acesso ao álbum de fotos do evento]

Fotos por Pietá Rivas, Midian Cristina Amancio, Julia Pacheco, Daniel Doria e Vinicius Botelho.

São Caetano é palco da 26ª Assembleia Regional Escoteira e do 17º Fórum Regional de Jovens Líderes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo