XV Fórum Regional de Jovens Líderes: Quando o clima de amizade se sobrepõe à alta temperatura

XV Fórum Regional de Jovens Líderes: Quando o clima de amizade se sobrepõe à alta temperatura

Por Jefferson Tomé

Já na chegada em São José do Rio Preto, era possível prever o clima de encontro de amigos em que aconteceria o XV Fórum Regional de Jovens Líderes, marcado para o dia 25 de março. Até mesmo a disposição da plenária estava organizada de forma para que os participantes tivessem a experiência de trocar olhares durantes os debates. “Olhar nos olhos uns dos outros é mais acolhedor”, afirmou Raphael de  Taranto durante a abertura do Fórum. A participação de 119 jovens de 31 cidades do estado de São Paulo foi destaque na apresentação do Diretor Presidente Regional, Jabs Costa, que parabenizou o engajamento.

O Núcleo Gestor da Diretoria Regional aproveitou a oportunidade para anunciar a criação do Conselho Regional Jovem que, através da resolução regional 01/2017, fortalece e fomenta o empoderamento juvenil nos processos de tomada decisão dentro do movimento escoteiro e fora, nos órgãos relacionados à juventude, em que o escotismo é instituição de caráter consultivo, e também de apoio nos trabalhos desenvolvidos pela Diretoria Regional. Essa iniciativa faz parte de um dos compromissos da gestão atual, que é praticar um modelo de governança participativa, conforme a visão e missão do movimento escoteiro. O Conselho será composto pelo Diretor Regional Jovem e seus adjuntos, pelos membros eleitos do Núcleo Regional de Jovens Líderes e pelo presidente da Comissão Pioneira Regional. “Este é um legado aos jovens paulistas e garante que suas vozes sejam ainda mais ouvidas dentro da Diretoria regional”, reiterou Jabs. Segundo Bárbara Barros Campos, Diretora Regional Jovem Adjunta, que estava presente no evento, o crescimento da participação dos jovens deriva do envolvimento do próprio jovem e da diretoria regional, “conforme mais espaços são criados existe um aumento de demanda para que mais jovens possam participar”, ressalta.

O Comunicador no Núcleo Regional de Jovens Líderes, Fernando Kobaia, apresentou o relatório de gestão 2016-2017 e afirmou que os primeiros meses serviram para mensurar como estava o alcance da Rede de Jovens Líderes em todo o estado. Kobaia lembrou que no início pouco se falava da Rede nos Grupos Escoteiros e que os eventos e projetos, assim como a página da Rede no Facebok, serviram para difundir e propagar a ideia por todo o estado paulista.

Os projetos foram apresentados pelo Comunicador do Núcleo, Raphael de Taranto, que frisou que o Núcleo buscou transparência, descentralização e “interiorização” da Rede, em todos os seus projetos. O projeto Jovem Líder Distrital (JLD), que tem como missão levar as conversas temáticas aos distritos do interior, as quais hoje são realizados na Casa do Escoteiro na capital, dentre outros eventos, teve um total de catorze indicações distritais e vem sendo trabalhado junto ao núcleo estratégico para que alcance todos os distritos paulistas.

Outro ponto de destaque do Fórum foi a participação dos membros da Rede em eventos internacionais, como a Conferência Escoteira Interamericana, o Fórum Interamericano de Jovens e o Treinamento Interamericano de Liderança. Taranto acredita que eventos como esses devem ser mais divulgados. “Tomamos conhecimento de eventos internacionais desse porte já no final das inscrições para os processos seletivos, fazendo com que grande parte dos jovens brasileiros não tivesse tempo hábil para preparar o material necessário, já que muitas das vezes os critérios de aprovação pouco se relacionam com próprio evento”, afirmou em entrevista.

Os candidatos à gestão 2017-2019 do Núcleo de Jovens Líderes apresentaram suas propostas ainda na primeira seção do Fórum. As candidatas Raíssa Ribeiro, 22, do Grupo Escoteiro Ebenézer 44/SP e Midian Cristina, 21, do Grupo Escoteiro Marechal Rondon 41/SP, concorreram ao cargo de Comunicadora. A principal proposta de Raíssa era difundir as ideias da Rede em todos os ramos, da alcateia ao clã pioneiro, e garantir a continuidade de projetos já feitos pelo Núcleo, que segundo ela, têm apresentado muito resultado. Já Midian propõe difundir a Rede de Jovens Líderes no interior paulista com mais eventos locais, pois hoje eles estão muito restritos à capital.

Os mesmos contrastes foram apresentados pelos candidatos a Coordenador do Núcleo. Do Grupo Escoteiro Yanomami 210/SP, Rafael Roda, 23, garante que é necessário ter uma rede mais compatível com a realidade e citou o exemplo do Projeto Game Over, que prevê que em cinco anos o empoderamento jovem e a participação deles nas tomadas de decisão seja natural. “Não tenho essa visão, pois não é difícil pensar em qualquer distrito com cinco grupos que seus jovens não são ouvidos. Temos que apresentar uma postura mais dura junto aos Comissários Distritais”, alegou Rafael Roda, que também acredita na maior expansão do pilar social da Rede com ações sociais descentralizadas. Já Júlia Falcone, 19, do Grupo Escoteiro São Paulo 1/SP, destacou que a Rede tem que se fortalecer muito, mas o projeto Game Over já apresenta um prognóstico: “Mesmo que os resultados, em 5 anos, não se apresentem como o esperado, já é suficiente para caminhar em frente, continuando o fortalecimento”. A eleição aconteceu na segunda sessão, em clima descontraído e tranquilo, como o esperado pela organização do Fórum, que desconstruiu o modelo de plenária. Raíssa Ribeiro, que atua como chefe de seção do ramo Lobinho em seu Grupo, foi eleita comunicadora do Núcleo Regional de Jovens Líderes, com 43 votos. A disputa para o cargo de Coordenador do Núcleo foi muito acirrada, com a diferença de 1 voto entre os candidatos, e quem conquistou a vaga foi Rafael Roda, assistente do ramo sênior do Grupo Escoteiro Yanomami 210/SP, com 34 votos.

Ao final do Fórum, houve o momento de homenagem a Fernando Kobaia e Daniel Guarnieri, que encerraram seus mandatos no Núcleo Regional. Guarnieri também anunciou a sua candidatura ao Núcleo Nacional de Jovens Líderes, dando assim sequência ao seu trabalho tão elogiado por seus colegas de Núcleo durante a homenagem.

 

Confira as fotos aqui:

Confira as notícias:

XV Fórum Regional de Jovens Líderes: Quando o clima de amizade se sobrepõe à alta temperatura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo