Dia do Escoteiro é comemorado em todo o estado de São Paulo

O Dia do Escoteiro é mundialmente comemorado na data de 23 de abril. Além de servir para celebrar o Escotismo para quem já faz parte do Movimento, é também uma oportunidade de mostrar para a sociedade o que fazem os escoteiros e os bons motivos para se tornar um. Fora as tradicionais ações que acontecem nessa época, como a Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo, diversas cidades da Região Metropolitana da cidade, bem como do interior e do litoral do estado, têm promovido o reconhecimento e a projeção do Escotismo por meio de participação ativa dos escoteiros nos municípios. Tem crescido ainda uma nova maneira de divulgação com exposições e atividades escoteiras dentro de shoppings. Confira algumas dessas ações:

Dia do Escoteiro virou Lei Municipal em Promissão

A data de 23 de abril entrou para o calendário da cidade de Promissão como o Dia Municipal do Escoteiro, graças ao esforço do Grupo Escoteiro Paulo César Marcelino 199/SP. Segundo post do próprio grupo nas redes sociais, o Escotismo já está presente há mais de 45 anos no município. Agora a comemoração fica oficializada por meio da Lei Municipal nº 3.716, sancionada no dia 13 de abril. Até a Câmara Municipal prestigiou a data com uma publicação em sua fan page.

Câmara Municipal de Guarulhos realiza Sessão Solene

Os escoteiros de Guarulhos prestigiaram uma Sessão Solene comemorativa. Confira na TV Câmara Guarulhos:

Exposições sobre Escotismo marcaram comemorações no interior do estado

Salto

Em Salto, o Grupo Escoteiro Taperá 215/SP montou uma exposição para apresentar o Escotismo à população no Museu Municipal. O espaço foi cedido pela Secretaria de Cultura, entre 16 e 23 de abril. Eles também aproveitaram que a cidade já conta com uma Semana Comemorativa do Dia Mundial do Escoteiro aprovada pela Lei nº 3587 de 20 de maio de 2017. No Dia do Escoteiro, foram realizadas atividades externas em uma praça central, além de divulgação ativa nas ruas. No dia 18 de abril houve, ainda, uma Sessão Solene na Câmara Municipal.

Matão

A cidade de Matão, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, abriu as portas da Casa de Cultura para uma exposição sobre o Movimento Escoteiro. O foco foi contar a história do surgimento do Escotismo e também expor algumas pioneirias. A mostra comemorativa em alusão ao Dia do Escoteiro foi montada pelo Grupo Escoteiro Matão 52/SP e aconteceu entre os dias 22 e 28 de abril.

Rio Claro

No Shopping Rio Claro foi montado um espaço temático sobre Escotismo com barracas, pioneirias e outros elementos para ambientar oficinas aplicadas pelos próprios voluntários do Grupo Escoteiro Santa Cruz – Rio Claro 174/SP nos dias 21 e 22 de abril. As crianças que participavam recebiam um lenço e tinham a experiência de se sentirem escoteiras. Entre as atividades e jogos, foram abordados nós, primeiros socorros e leitura de mapas cartográficos.

Jundiaí

Cerca de 50 m² foram reservados para que o Grupo Escoteiro Dom Gabriel 57/SP, em parceria com o Grupo Escoteiro Passos 443/SP o e Grupo Escoteiro Jundiá 82/SP – todos do 16º Distrito Escoteiro de Jundiaí – montasse uma simulação de acampamento no Maxi Shopping Jundiaí. A ação contou com exposição e atividades para crianças em idade dos ramos Lobinho e Escoteiro. A exposição teve como título a frase “Escotismo: Educação para a Vida”, o mesmo mote do tema anual 2018 dos Escoteiros do Brasil. Segundo os organizadores, os grupos envolvidos já receberam interessados em ingressar no Movimento Escoteiro após a ação.

Presidente Prudente

“Um dia de Escoteiro no Museu” foi o tema da atividade preparada em Presidente Prudente por meio de parceria entre o Grupo Escoteiro Guayporé e a Secretaria Municipal de Cultura. A atividade ocorreu no dia 28 de abril na área externa do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Sandoval Neto. Além disso, a exposição temática sobre Escotismo aconteceu entre os dias 23 e 27 de abril. A ação ganhou repercussão na mídia local, no site da prefeitura de Presidente Prudente e também no portal O Imparcial.

Guaratinguetá

Com fotos históricas e objetos escoteiros, o Grupo Escoteiro do Ar Suboficial Palmeira 101/SP realizou uma exposição sobre o Escotismo ao longo dos anos na cidade de Guaratinguetá. A ação foi realizada no Buriti Shopping Guará e teve destaque no Jornal Origens (local).

 

No litoral, atividade distrital no Guarujá reuniu os grupos escoteiros

O 37° Distrito Escoteiro Canto dos Fortes realizou, em 21 de abril, uma atividade especial no teatro Procópio Ferreira, no Guarujá. Com a participação de 4 grupos escoteiros, reuniram cerca de 400 pessoas, entre jovens e adultos voluntários. O Canil da Guarda Municipal do Guarujá fez uma apresentação e jovens foram homenageados com o certificado “Mundo Melhor”. O Grupo Escoteiro Capitão Capelão Vicente Aguiar 161/SP comemorou 50 anos interruptos de boas atividades. Fomentando boas ações, o evento arrecadou 320 litros de leite que serão encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade de Guarujá.

Dia do Escoteiro é comemorado em todo o estado de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo