Como comunicar o retorno às atividades presenciais

Do lado esquerdo da foto tem, de perfil, dois jovens lado a lado e um pouco a frente um chefe com camisa azul clara do traje escoteiro. Nas mãos do chefe, a sua frente, ele segura um papel e um objeto retangular de madeira. Do lado direito da foto, na parte superior, o texto em branco: como comunicar o retorno às atividades presenciais. No canto inferior direito o logo dos Escoteiros do Brasil São Paulo.

Por Maria Antonieta Gramunt

Após um longo período sem atividades presenciais por causa da pandemia de Covid-19, começamos a ensaiar uma volta ao modo presencial, e uma das primeiras questões com que nos deparamos é como comunicar o retorno às atividades para os membros de nossa UEL.

No início parece ser algo muito fácil de responder, mas ao tentar viabilizar nos deparamos com a diferença social e tecnológica que existe dentro das nossas Unidades Escoteiras Locais. Depois de um breve estudo dos meios que podem ser usados para comunicar esse retorno percebemos como as mídias sociais que foram tão essenciais para todos no isolamento assumiram um papel de destaque nesse processo. Então, como fazer com que todos saibam que as atividades retornaram?

Redes Sociais, um aliado para o retorno às atividades.

Para ajudar os grupos, a nossa região tem várias iniciativas interessantes que propõem modos e meios para comunicar que estamos voltando ao presencial, isso tudo feito de forma clara e objetiva.

No YouTube do Escoteiros SP temos alguns vídeos que podem ser encaminhados por aplicativos de mensagens instantâneas ou postados nas redes sociais para os jovens ou adultos voluntários irem compartilhando, postando ou repostando, alcançando um público maior e disseminando essas informações, ajudando assim as UELs não só a comunicar essa volta, mas também a fazê-la de forma organizada, abrangente, segura e responsável para todos os envolvidos. 

Os nossos jovens que são nativos digitais podem ajudar e muito nessa comunicação, já que estão habituados, principalmente após esse período de atividades on-line. Aqui no Blog existem algumas dicas interessantes de como envolver os jovens de sua UEL na comunicação.

Para nada disso se tornar algo que não seja prazeroso de fazer, converse com seus jovens e chefes, dividam tarefas, alimentem as redes sociais do seu grupo, seção e patrulha com informações sobre o retorno, compartilhem materiais para que eles possam ser repassados para outros membros ou possíveis novos membros. Façam um plano de ação para comunicar que estão de volta, coloquem em prática e acompanhem a evolução desses comunicados.

Ligações para quem não tem acesso frequente à internet.

Mas se os seus jovens ou voluntários não têm acesso frequente às mídias sociais, vale a pena apelar ao bom e velho telefone. Com certeza eles vão adorar receber uma ligação para comunicar esse retorno tão esperado por tantos. Se dividam entre as seções, para ligar para aqueles que vocês sabem que não têm acesso frequente às mídias, ou até mesmo para todos, afinal, as redes sociais são nossas aliadas, mas ouvir a empolgação dos nossos jovens ao comunicar esse retorno, também é muito prazeroso.

Converse com escotistas de outras UEL’s

Converse com escotistas de outras Unidades Escoteiras Locais do seu Distrito Escoteiro e troquem informações de como estão sendo feitos esses comunicados e até mesmo o retorno às atividades. Vocês, que estão próximos uns dos outros poderão se ajudar sabendo melhor a realidade que cada cidade vivencia neste momento.

Documentação para o retorno às atividades

Além dos vídeos no canal de Youtube do Escoteiros SP, existem documentos no site da Região de SP que podem auxiliar muito nesse planejamento, organização e conscientização de todos. Um desses documentos é o modelo de plano de retorno as atividades presenciais, onde temos o passo a passo de uma organização bem planejada.

Vocês também encontrarão o Protocolo de retorno às atividades presenciais, com todas as medidas que serão adotadas, o checklist de materiais  necessários para a prevenção da COVID-19 e até a autorização para retorno por parte dos nossos jovens. 

Caso você ainda ache que é muita informação e não consegue fazer sozinho, em nosso Blog há mais um texto que fala sobre como fazer o plano de retorno de sua UEL de forma simples e didática. 

Acesse também a página do Projeto Transformar Para Crescer – São Paulo, lá há diversos documentos que podem te auxiliar nesse momento de retorno às atividades.

Acesse o Blog do Voluntário pelo APP

Como comunicar o retorno às atividades presenciais
Rolar para o topo