Envolvendo os jovens na comunicação da UEL

Do lado esquerdo da foto um chefe com polo verde do movimento, usa lenço laranja com uma faixa azul, segura uma câmera fotográfica com as duas mãos na altura do peito. No canto superior direito o texto: Envolvendo os jovens na comunicação da UEL. No canto inferior direito o logo dos Escoteiros do Brasil São Paulo.

Por Marjorie Martins

Cada dia que passa percebemos a importância da comunicação em nossas vidas, de nos mantermos atualizados sobre as notícias relacionadas ao Escotismo e também ao mundo. E, dentro disso, entram as redes sociais, na qual nós, adultos e principalmente os jovens, passamos grande parte do tempo. Elas se tornaram essenciais para muitas coisas e, dentro do Escotismo, não seria diferente. Hoje as usamos em todas as esferas e muitas Unidades Escoteiras Locais a utilizam de forma estratégica para captação de novos associados. E, para atingir o nosso público jovem, nada melhor do que eles, para colaborar com a comunicação da UEL. Mas como envolvê-los? 

Hoje trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a trazer aqueles jovens que já gostam desse mundo virtual e de produzir conteúdo para ele para perto de você, criando conteúdos cada vez mais atrativos. 

Desenvolva atividades para um primeiro contato

Você pode se basear em especialidades como fotografia digital, jornalismo e propaganda e marketing, trazendo profissionais que sejam voluntários escoteiros ou não, e fazer uma oficina de especialidades com os jovens da sua unidade escoteira ou até do seu distrito. Além de despertar a curiosidade dos jovens, pode ajudar e muito no dia a dia deles. 

E hoje já sabemos que oficinas como essas podem acontecer de forma virtual, que tal pedir sugestões de comunicadores e influenciadores que eles gostam – e que sejam acessíveis – para um bate papo?

Incentive os jovens a realizar os itens da progressão

Todos os ramos possuem pelo menos um item que está ligado à comunicação, mesmo que de forma básica, como por exemplo o ramo sênior, no qual um dos itens pede para o jovem manter um informativo escoteiro por pelo menos três meses.

Envolva os jovens na equipe de comunicação da UEL

É muito importante que as UELs tenham uma equipe de comunicação para fazer com que as informações cheguem aos associados de  forma clara. Elas também vão servir de vitrine para pessoas da sua cidade que queiram entrar no Escotismo, por isso é importante deixá-las atualizadas e, claro, incluir os jovens nessa comunicação. Por aqui já demos algumas dicas para as redes sociais da Unidade Escoteira Local. 

Valorize aquilo que os seus jovens gostam de fazer e o que eles têm interesse em aprender. Alguns podem adorar estar na frente das câmeras, aproveite para usá-los na hora de gravar vídeos, outros, mais tímidos, podem gostar da produção de conteúdo, mas por trás das câmeras, use-os para ajudar na criação de posts com textos, criação de roteiros e também na edição de vídeos. Explore e incentive-os a aprender cada vez mais aquilo pelo qual eles se interessam. 

Nem todos os jovens vão gostar da comunicação, e está tudo bem!

Apesar de estarmos cada vez mais no virtual, nem todo mundo gosta desse espaço e de produzir conteúdo para ele e não há problema nisso. Precisamos estimular os jovens a fazerem aquilo que eles gostam!

Com essas e outras dicas, envolver os jovens na comunicação da Unidade Escoteira Local pode se tornar mais fácil e orgânico, deixando todo o processo mais dinâmico. Aproveite as nossas dicas!

Envolvendo os jovens na comunicação da UEL
Rolar para o topo