Conheça os painelistas de abertura do Congresso Regional Escoteiro 2018!

No painel de abertura do Congresso Regional Escoteiro 2018, que ocorrerá no sábado (18 de agosto) pela manhã, contaremos com cinco especialistas que discorrerão sobre cada uma das tendências da sociedade relevantes para o Escotismo detectadas durante o 2º Congresso Mundial de Educação Escoteira, realizado em 2017, em Kandersteg/Suíça, e debatidas no Seminário Nacional de Métodos Educativos 2018, no Rio de Janeiro/RJ. Conheça os painelistas:

1. Recursos da educação não formal pela educação formal

Prof. Dr. Claudemir Viana

Prof. Dr. Claudemir Viana

Bacharel e Licenciado em História (USP). Mestre e Doutor em Comunicação (ECA/USP), com pesquisas sobre Educomunicação, Mídia e Criança, O Lúdico e a Aprendizagem na Cibercultura, Jogos digitais e Internet no cotidiano infantil. Atuou por 10 anos como educador em escolas públicas e privadas, atuou por 11 anos como Diretor Acadêmico no Ensino Superior Particular, e como pesquisador por 16 anos no LAPIC – Laboratório de Pesquisas sobre Infância, Imaginário e Comunicação (ECA/USP). Atuou como líder de projetos em cultura digital na educação em projetos da ONG CENPEC. Desde 2013 professor da Licenciatura em Educomunicação (ECA-USP) e coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP).

2. Mudanças demográficas e Envelhecimento da População

Profa. Dra. Grace Angélica de Oliveira Gomes

Profa. Dra. Grace Angélica de Oliveira Gomes

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (2004), tem especialização em Metodologia da Musculação e Personal Trainning pela Universidade Castelo Branco (2005) e é mestre em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2008). Fez doutorado sanduíche no Centro de Prevenção de Doenças nos EUA (2010) e é doutora em Ciências da Motricidade na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – UNESP (2012). Atualmente é docente adjunta no curso de graduação em Gerontologia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Tem experiência profissional nas áreas de Educação Física e de Gerontologia, com ênfase no eixo do envelhecimento ativo e saudável. O foco de suas atividades e pesquisas são nas temáticas: envelhecimento, prevenção e promoção da saúde, atividade física e saúde, avaliação de intervenções com atividades físicas na Atenção Básica, prevenção de fragilidade em idosos, saúde pública e envelhecimento.

3. Mobilidade e Urbanização

Prof. Dr. Rodrigo Alberto Toledo

Prof. Dr. Rodrigo Alberto Toledo

É pós-doutorando em Ciências Sociais pela UNESP-FLCAR. Doutor em Ciências Sociais com período sanduíche na Universidade de Salamanca, USAL, Instituto de Iberoamérica e Centro de Estudios Brasileños e Mestre em Sociologia, respectivamente, nos anos 2013 e 2006, pela UNESP/Araraquara. Desenvolve pesquisas sobre teorias democráticas, processo de planejamento urbano e metodologias participativas na formulação de políticas públicas. Possui Especialização em Gestão Pública e Gerência de Cidades (2001) pela UNESP-FCLAr-PPG; bem como Licenciatura Plena (1999) e Bacharelado (2002) em Ciências Sociais. É Líder de Pesquisa do Grupo Estado e Governo, da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UNESP-FCLAr) da disciplina Planejamento urbano das cidades brasileiras: desafios e perspectivas. Professor substituto no Departamento de Administração Pública desde 2013, nas disciplinas Política e Fundamentos do Planejamento do Território e Gestão Local de Políticas Públicas. Foi Presidente da ONG-Araraquara Viva, que objetivou implantar a Agenda 21 na cidade de Araraquara no ano de 2002.

4. Mundo Virtual e Nativos Digitais

Katia Ura

Katia Ura

Psicóloga formada pela PUC/SP. Orientadora Profissional, membro da ABOP (Associação Brasileira de Orientação Profissional). Especializada em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Aprimoramento em Abordagem Corporal pela PUC/SP. Orientadora Profissional do quadro “Qual vai ser?” do Programa da Rede Globo “Como será?”. Fundadora da Ritus – Orientação Profissional e Desenvolvimento Humano. Participou como membro juvenil e educadora dentro do Movimento Escoteiro por 26 anos.

5. Globalização e Cultura Global Emergente

Prof. Dr. Rodrigo Augusto Prando

Possui Graduação em Ciências Sociais (1999), Mestrado em Sociologia (2003) e Doutorado em Sociologia (2009) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente, é Professor Assistente Doutor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas. Na Graduação ministra as disciplinas Sociologia Geral, Sociologia das Organizações e Introdução às Ciências Sociais. Na pós-graduação lecionou a disciplina Sociologia do Terceiro Setor. Administrativamente, foi Coordenador Didático da área de Sociologia e Humanidades e, posteriormente, Professor Responsável pela Linha de Formação Humana e Social, do CCSA – UPM (2008-2013) e foi Professor Responsável pelo curso Lato Sensu; de Gestão em Organizações do Terceiro Setor (2005-08).  Foi Professor da Unifae lecionando Sociologia para o curso de Publicidade e Propaganda e Professor do Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida. Na tese de doutorado versou acerca da trajetória intelectual e política de Fernando Henrique Cardoso e fez análise de conteúdo dos discursos presidenciais (1995-98). Na UPM, realizou pesquisas no Núcleo de Estudos do Terceiro Setor (NETS), no Núcleo de Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial (NEDE) e no Núcleo de Pesquisa em Qualidade de Vida (NPQV). Atualmente, é pesquisador da Agência Mackenzie Sustentabilidade. Desenvolve pesquisas e orienta nas áreas de empreendedorismo, empreendedorismo social, gestão em Organizações do Terceiro Setor, Responsabilidade Social Empresarial, valores, história e cultura brasileira, Pensamento Social Brasileiro e Intelectuais e poder político. Foi escoteiro, sênior, pioneiro, membro da equipe pioneira regional, Diretor Técnico do Grupo Escoteiro São Carlos 251º/SP e membro do Conselho Nacional de Juventude.

Conheça os painelistas de abertura do Congresso Regional Escoteiro 2018!

2 pensou em “Conheça os painelistas de abertura do Congresso Regional Escoteiro 2018!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo