Escoteiro dá dicas sobre Dia Mundial sem Carro

Que tal testar uma forma mais sustentável de ir para seu grupo escoteiro neste sábado? O Dia Mundial sem Carro, comemorado anualmente em 22 de setembro, traz justamente essa proposta. Afinal, por que usamos tanto os carros nas cidades, mesmo quando existem outras possibilidades?

O escotista Tadeusz Alabi, engenheiro ambiental e urbano, explica que a campanha é uma ação de conscientização mundial que tem impacto no nível local por incentivar formas alternativas de deslocamento.

Escoteiro há 18 anos, ele atua como voluntário no Ramo Escoteiro (11 a 14 anos) no Grupo Escoteiro Paineiras 229/SP e também na equipe regional paulista.

Com foco profissional em planejamento urbano e mobilidade, ele acredita que as vivências no Escotismo influenciaram a decisão pela sua carreira, em função do contato com a natureza desde jovem. “E o fato de viver em uma cidade complexa e extremamente urbanizada como São Paulo me fez querer tentar ajudar a enfrentar os problemas urbanos através da visão ambiental”, completa.

Para encontrar soluções para problemas complexos e deixar o mundo melhor, é necessário criatividade e inovação – duas características tipicamente escoteiras. Um exemplo de projeto sustentável que tem causado impacto positivo na mobilidade de São Paulo é a startup Yellow, na qual Tadeusz trabalha atualmente. São disponibilizadas bicicletas sem pontos fixos pela cidade, de modo que as pessoas possam utilizá-las de forma compartilhada, alugando-as por meio de um aplicativo.

Segundo o escotista, as bikes servem como complemento para o transporte cotidiano, agilizando pequenos deslocamentos: “Queremos facilitar os trajetos iniciais, intermediários ou finais das pessoas, levando-as a terem um contato mais humano com a cidade, saindo de dentro de seus carros individuais e usufruindo do ambiente externo de forma completa”. Ele é responsável pela distribuição das bicicletas pelo município.

Mesmo que tecnologias como essa ainda não estejam disponíveis em todas as cidades do estado, escoteiros podem atuar no Dia Mundial sem Carro em qualquer lugar. A dica de Tadeusz é incentivar familiares e amigos a substituírem o automóvel por outros meios, com bicicleta, metrô, trem ou ônibus. “A caminhada também é uma forma muito saudável de deslocamento e ideal para trajetos curtos”, diz ele.

Escoteiro dá dicas sobre Dia Mundial sem Carro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo