Escoteiros participam do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O 13º Distrito Escoteiro Costa da Mata Atlântica participou no sábado, dia 19, do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias nas cidades de Santos, Guarujá e Peruíbe, na Baixada Santista.

Em Santos e no Guarujá, a ação organizada em parceria pela Fundação Marlim Azul (FUNDAMAR), Instituto Mar Azul (IMA) e Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte) foi dividida em duas etapas: areia e mar. Ao todo, foram recolhidos 200 quilos de resíduos da faixa de areia das praias do Gonzaga, Boqueirão, Aparecida e Ponta da Praia, em Santos; e também do mar próximo às praias do Goes, Cheira Limão e Sangava, em Guarujá.

Em Peruíbe, 16 escoteiros e seniores do Grupo Mata Atlântica (322º), além da chefia, participaram da iniciativa promovida pelo Aquário Municipal que durante três horas recolheu lixo das praias do Centro, Prainha, Serra e Guaraú.

O mutirão pela orla de Santos percorreu três quilômetros durante duas horas e contou com a participação de 300 pessoas, entre elas 150 membros do Movimento Escoteiro dos grupos Almirante Barroso (13º), Carmo (11º), Morvan Dias Figueiredo (55º) e Serra do Mar (248º). A atividade começou na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, e terminou em frente ao Aquário, na Ponta da Praia, onde foram montadas tendas das organizações participantes, incluindo uma do Movimento Escoteiro com uma estação de radioescotismo.

De acordo com o Chefe da Tropa Escoteira do Almirante Barroso, Luiz Iori, a iniciativa é uma maneira de conscientizar a população e os próprios escoteiros da importância da conservação do o meio ambiente marinho e do patrimônio público. “Essa é a terceira atividade desse tipo que fazemos esse ano, do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias participamos desde 2010 e com certeza vamos estar presentes no ano que vem novamente”, explicou o chefe, que ingressou no Movimento Escoteiro em 1968.

Barco Ecológico

Entre os caiaques e as canoas havaianas que partiram da Ponta da Praia para realizar a coleta pelo mar em Guarujá, uma embarcação ecológica feita com 820 garrafas pet chamou a atenção. Idealizado pela FUNDAMAR, o trimarã foi construído pelos seniores e guias das Tropas Popeye e Olívia do Grupo Escoteiro do Mar Almirante Barroso ao longo de um mês. Essa foi a estreia do barco no mar, após ter percorrido 42 quilômetros de descida do Rio Paraíba do Sul em atividade Sênior realizado entre Pindamonhangaba e Guaratinguetá na semana anterior.

 

 

 

Escoteiros participam do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo