Jovens e voluntários de todo o estado se reúnem para Fórum de Jovens Líderes e Assembleia Regional Escoteira

Por Cecília de O. Freitas, com colaboração de Neide Watanabe
Foto: André Rodrigues

No final de semana dos dias 18 e 19 de março, a cidade de Americana recebeu o 30º Fórum Regional de Jovens Líderes e a 21º  Assembleia Regional Escoteira dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo. Os eventos contaram com a presença de aproximadamente 500 participantes de toda a região, sendo 320 delegados na Assembleia, que se reuniram nos auditórios da UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, em Americana.

Fórum Regional de Jovens Líderes
Foto por Midian Cristina

Na manhã de sábado, às 9h teve início a plenária do Fórum Regional de Jovens Líderes, iniciada pela eleição da mesa diretora, que ficou composta pelo presidente Rafael Rogéro, a secretária Milena Gonçalves e pelo Vice-presidente Lukas Palermo. Em um segundo momento também foi realizada a leitura do edital de convocação e a eleição da comissão de escrutínio.

A primeira pauta do dia foi o relatório da gestão do Núcleo Regional de Jovens Líderes em 2022, dos grupos de trabalho e a prestação de contas. Em seguida, aconteceu a eleição da cidade suplente para o Encontro Regional de Jovens Líderes 2023, que contou com a candidatura das cidades de Campinas e Sorocaba. A primeira foi eleita, com 38 votos. A Rede De Jovens Líderes – Região de São Paulo, também deliberou sobre a cidade sede do Encontro Regional de JL 2024, elegendo a cidade de Sorocaba por aclamação.

Outras decisões importantes realizadas pela plenária foram a dos três delegados que representarão o Núcleo Regional no Fórum Nacional de Jovens Líderes, que acontecerá em abril de 2023, na cidade de São Paulo. Foram eleitos como delegados titulares: Milena Gonçalves Leite, Letícia Rocha e Luiza Vilas Boas e como suplentes: Marcos Daniel Chiéa de Angelis, Cecília de Oliveira Freitas e Paulo Ricardo Praes. A Rede também elegeu os dois novos coordenadores para o mandato que vai de 2023 a 2025: (mandato 2023 – 2025): Cecília de O. Freitas e Ian Imoto, ambos do Grupo Escoteiro Falcão Peregrino 20/SP. 

O Fórum também contou com a apresentação do novo Diretor Jovem Adjunto, Luiz Fernando Paiva Vella Junior, do Grupo Escoteiro do Mar Morvan Dias Figueiredo 55/SP, selecionado por processo seletivo realizado pela Diretoria Jovem. Além disso, também foi apresentada a nova Comissão Pioneira, eleita no Fórum Regional Pioneiro.

Por fim, foram discutidos assuntos gerais de interesse da Rede. A primeira pauta foi o Encontro Regional de Jovens Líderes 2023, previsto para acontecer em novembro na cidade de São José dos Campos. Para Marjorie Martins, do Grupo Escoteiro do Ar Marechal Eduardo Gomes 132/SP, “O evento será uma oportunidade para os jovens escoteiros do Vale do Paraíba conhecerem um pouco mais sobre a atuação do Núcleo”.. Também foi pautada a questão de conflito de horário entre seminários e atividades da Assembleia Regional Escoteira, no mesmo horário do Fórum Regional, uma vez que muitos jovens também são delegados na Assembleia e ficam impossibilitados de comparecer a alguma das atividades. A questão foi votada e encaminhada à Assembleia Regional.

Para Ian Iamoto, eleito Coordenador do Núcleo Regional, a experiência do Fórum é de extrema importância para os jovens escoteiros: “O ambiente criado no Fórum  permite dar voz às pessoas a quem o escotismo é voltado. Permite a discussão de ideias, regulamentos e eleições, que ajudam a criar ferramentas aos jovens líderes para tornar o movimento mais inclusivo, divertido e alinhado aos objetivos da juventude”.

Assembleia Regional Escoteira
Foto por Patrícia Coelho

Ainda no dia 18 às 11h30 da manhã, os escoteiros presentes no evento foram reunidos no auditório da UNISAL para dar início oficialmente à Assembleia Regional Escoteira. O evento começou com a composição da mesa, seguido da entrada das bandeiras e momento cívico, apresentação de vídeos institucionais, além de homenagens e condecorações. Na ocasião, Daniella Avino, Gerente Regional realizou a sua promessa escoteira. 

Após um intervalo para o almoço, a plenária foi iniciada no começo da tarde, sendo a mesa composta por Renato Breneizer como presidente, Fernando Palmieri como vice-presidente e Mariana De Marchi segunda vice-presidente. Além disso, foi eleita uma comissão de escrutínio para auxiliar na auditoria das votações, este ano realizada de forma eletrônica, por uma empresa contratada. 

O evento seguiu com a aprovação da ata da Assembleia anterior e com a prestação de contas da Diretoria vigente. Nesse momento, aconteceu a apresentação de notas explicativas das principais movimentações financeiras e dos eventos em andamento, assim como a leitura do parecer da Comissão Fiscal. Houve a divulgação e aprovação da previsão orçamentária para 2023/24. 

Ainda no sábado, ocorreu a apresentação da Equipe Regional de Comunicação, que divulgou o relatório anual por meio de texto e vídeo. No documento, aprovado por aclamação, constam as atividades realizadas durante o ano, as condecorações e distintivos especiais e as parcerias firmadas, além de informações importantes sobre a região escoteira de SP. 

Em seguida, ainda ocorreu o relato dos atuais conselheiros do CAN, Robson Alexandre De Moraes e Renato Wanderley Breneizer, sobre sua atuação no conselho, os estudos e resoluções realizados em 2022, além das suas participações em reuniões ordinárias e extraordinárias. Neste momento também ocorreu a despedida de Robson do mandato, previsto para ser finalizado esse ano.

O segundo dia de plenária da Assembleia Regional começou às 8h da manhã, no domingo, 19 de março. 

A primeira pauta do dia foi a divulgação das deliberações realizadas no Fórum Regional de Jovens Líderes. Nesse momento, ocorreu a apresentação dos novos coordenadores eleitos, assim como a sugestão de inserção em ata a recomendação de não acontecer conflitos de horários entre seminários e atividades da Assembleia e o Fórum. A proposta foi aprovada por aclamação.

Em segundo lugar esteve a escolha da cidade sede para a próxima Assembleia Regional Escoteira, a ser realizada em 2024. As cidades de Lorena e Mogi Guaçu foram as candidatas, sendo a segunda eleita com 229 votos. 

A terceira decisão do dia foi a eleição de representantes para a candidatura à vaga no CAN. O único candidato, Rodrigo Ferreira Nascimento (Digão), foi eleito por aclamação. Também ocorreu a eleição de 22 delegados da Região São Paulo que irão atuar na Assembleia Nacional que acontecerá em 01 de maio de 2023 na capital paulista. Sendo eles: Juliano Arcuri, Rose Motta, Maria de Lourdes Teijeira, Antonio Neto, Lidia Ikuta, Luis Carlos “Fofo”, Luiz Augusto Zanotta, Alexandro Pimenta, Luis Sonsini, Fabiano Kunert. Fabio Sola Aro, Vania Ferrari, Caio Bernardo, Neide Watanabe, Patricia Ribeiro, Fabricio Marcondes, Gimirson Moura, Eva Alice, Jack Santana, Matheus França, Mariana De Marchi e Paulo Kishi foram os escolhidos.

A plenária também contou com a posse do Diretor Jovem Adjunto, assim como os os membros suplentes da Comissão Fiscal Regional: Fernando Sanches de Oliveira, Afonso Robles Petry, e membros da Comissão de Ética e Disciplina Regional: Sandra Aparecida Bellia Sola Aro, Christian Felipe Tavares Marques da Silva e Letícia Bueno Camargo. 

Por fim, foram apresentados à Assembleia alguns eventos que ocorrerão ainda esse ano como o Indaba de Lobinhos, o Acampamento regional de Radioescotismo e o Encontrão Escoteiro. 

Confira as fotos do Evento


 

Jovens e voluntários de todo o estado se reúnem para Fórum de Jovens Líderes e Assembleia Regional Escoteira
Rolar para o topo