Mantendo o distanciamento nas atividades presenciais

Na parte superior da foto o texto: mantendo o distanciamento nas atividades presenciais. Ao centro da foto, dois homens de máscara estão de perfil e um de frente para o outro. Usam lenço marrom com faixa rosa, camiseta verde e calça cáqui do vestuário escoteiro. Estão com os braços estendidos em direção um ao outro e as mãos fechadas se tocam. No canto inferior direito, o logo dos Escoteiros do Brasil São Paulo.

Por Maria Antonieta Gramunt

Neste momento de retomada das nossas atividades, o que mais pensamos é: “Como farei para manter o distanciamento nas atividades presenciais de meus membros juvenis?” Confesso que por muitas vezes ao pensar sobre isso acabo desanimando e não vejo muitas opções para que isso ocorra de forma segura com eles, mas depois respiro fundo e busco alternativas no grande repertório que podemos encontrar hoje na internet. E foi pensando nisso que esse texto foi escrito. 

Pensando no retorno às atividades presenciais

Antes de pensar em que tipo de atividade queremos fazer primeiro devemos buscar, ler e colocar em prática as orientações do protocolo de retorno às atividades presenciais, encontrado no site da UEB-SP. Temos também a página do Transformar para Crescer – SP, onde há diversos documentos que podem nortear as ações das Unidades Escoteiras Locais nessa tão esperada volta às atividades.

Além disso, temos aqui no Blog alguns textos que podem guiar a organização desse momento: Como fazer um plano de retorno às atividades presenciais, que tem um conteúdo muito interessante e que servirá de orientação nesta situação e temos também o texto sobre Como comunicar o retorno às atividades presenciais, que ajudará na divulgação da volta e preparação de jovens e adultos para essa hora.

Programando a volta às atividades

Depois de tudo isso pensado e organizado podemos programar nossa atividade de forma segura, responsável e observando todos os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades. 

Para grupos onde o local seja pequeno e a quantidade de jovens muito grande, pode ser feito um revezamento de seções, seja por horário de atividade, com duas seções realizando as atividades em cada horário, por exemplo, ou por dia, intercalando as atividades das seções a cada sábado.

Dicas para manter o distanciamento nas atividades presenciais

Ao procurar algumas dicas de como fazer isso na internet, chegamos a cinco dicas que são úteis para as nossas atividades:

  1. Tenha bom senso na hora de planejar e executar as atividades;
  2. Obedeça as regras e códigos de conduta para o momento de pandemia que vivemos;
  3. Preste atenção na higienização das mãos antes e na finalização de cada uma das atividades;
  4. Demarque o local para conseguir observar os jovens no momento do jogo;
  5. Use ferramentas ou artifícios para evitar o contato nos mais variados tipos de jogo (bambolês, bexigas, pedra/papel/tesoura, tudo que vier a mente e estiver disponível) e se necessário faça a higienização do objeto no meio da atividade.

Caso, ainda assim, esteja com dúvidas na hora de planejamento de atividades na página do Transformar para Crescer temos algumas fichas de atividades para cada seção, e no site da Região de Minas Gerais existe uma coletânea de jogos com distanciamento para esse momento que estamos vivendo.

E lembre-se, converse com outros escotistas que estão próximos para trocarem dicas do que está dando certo ou não, e converse com seus jovens, peça ajuda a eles, que podem ter muitas ideias e te ajudar.

Mantendo o distanciamento nas atividades presenciais
Rolar para o topo