Pioneiros do GEAr Marechal Eduardo Gomes realizam acantonamento de primeiros socorros

6 de agosto de 2018

No fim de semana dos dias 16 e 17 de junho, pioneiros do Grupo Escoteiro do Ar Marechal Eduardo Gomes 132/SP realizaram um acantonamento de primeiros socorros para jovens do ramo escoteiro e sênior na cidade de São José dos Campos. O evento ocorreu na sede do Grupo Escoteiro Lady Olave Baden Powell 302/SP e contou com o apoio de Amandio Mendes, chefe do grupo anfitrião que intermediou o contato entre os pioneiros e a EMEF Sebastiana Cobra, escola que abriga a Unidade Escoteira Local (UEL).

O evento contou com a participação de 66 jovens do 32° e do 38° distrito, além dos voluntários que auxiliaram na atividade. Logo no início do acantonamento, os jovens receberam um kit básico de primeiros socorros, que continha itens como luva, soro fisiológico, gaze, esparadrapo, entre outros.

Para que os jovens fossem instruídos da melhor maneira possível, o clã convidou voluntários de dentro e fora do Movimento especializadas nos assuntos que seriam tratados, como bombeiros e médicos. Além do desenvolvimento de itens das especialidades de Primeiros Socorros e Socorrismo, ainda ocorreram algumas palestras sobre DSTs, alimentação balanceada e vacinação. Os jovens puderam aprender na prática, por exemplo, como fazer reanimação cardiopulmonar (RCP) e como transferir feridos. Durante a noite de sábado participaram de uma simulação de feridos para praticar o que foi ensinado.

Sendo organizado desde o início do ano, o acampamento virou projeto para a Insígnia de BP, conquista máxima do ramo pioneiro, da jovem Marjorie Silva, que contou com a ajuda dos membros do seu clã: Beatriz Souza Julio, Ana Flávia Rebouças, Tiago Ferreira e Laís Pereira e da mestre Fabiana Souza Neto.

Compartilhe
Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens