Veja como foi a participação paulista no 24º Congresso Nacional Escoteiro

A cidade de Curitiba (PR) recebeu, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), entre os dias 28 de abril e 1º de maio, o 24º Congresso Nacional Escoteiro, a 25ª Assembleia Nacional Escoteira e o 23º Fórum Nacional de Jovens Líderes, e também Reuniões do Conselho de Administração Nacional (CAN) e do Conselho Consultivo Nacional. A delegação paulista esteve presente com 28 delegados titulares e cinco suplentes, além de membros da Diretoria Regional, dos três delegados para o Fórum e outros participantes congressistas.

Paulistas em destaque

A Região Escoteira de São Paulo foi agraciada com o Certificado de Qualidade Legal, além de ter recebido um diploma de Reconhecimento Nacional pelo Crescimento, concedido pela Diretoria Executiva Nacional (DEN) a fim de destacar a importante participação das regiões escoteiras no aumento do efetivo escoteiro no Brasil.

Integrantes jovens e escotistas do Grupo Escoteiro São Paulo 001/SP receberam um diploma de Elogio Nacional por terem sido os únicos representantes da Região Interamericana selecionados como finalistas pelo concurso mundial Diversity and Inclusion Challenge, votado durante o World Scout Moot, na Islândia, em 2017. Eles inscreveram o projeto Diversidades, que tratou de acessibilidade, bullying, diversidade socioeconômica, espiritualidade, gênero, homofobia, racismo e transtornos psicológicos na unidade escoteira ao longo de dois anos, motivados pela pioneira Júlia Falcone, que promoveu a iniciativa para conquistar sua Insígnia de B-P.

A Rede de Jovens Líderes – São Paulo conquistou o reconhecimento Rede Padrão Ouro de 2017. A região paulista foi a única a conseguir o título. Além disso, a cidade de São Paulo foi eleita no Fórum Nacional de Jovens Líderes como cidade-sede para o Encontro Nacional de Jovens Líderes de 2019, que deverá contar com, pelo menos 80 vagas (quatro para cada região escoteira).

Do lado dos mais experientes no Movimento, o escotista Elmer Pessoa comemorou seus 75 anos no dia 1º de maio.

Saiba mais sobre os eventos

A Assembleia é o momento de aprovação de contas, relatórios de gestão e apresentação de novidades. Já no Fórum de Jovens Líderes, um dos principais pontos da pauta foi a discussão da elaboração da Política Nacional de Envolvimento Juvenil.

Um dos destaques da programação do Congresso foi o Indaba do Centenário do Ramo Pioneiro, comemorado em 2018: um dia inteiro de debates e conversas sobre características geracionais, o ramo ao redor do mundo, objetivos educativos, entre outros temas. João Armando Gonçalves, português e ex-presidente do Comitê Escoteiro Mundial, foi um dos palestrantes. “Não é sobre ser cidadão da minha cidade, mas sim do mundo inteiro”, disse ele sobre os pioneiros.

Houve reuniões das Modalidades do Ar e do Mar, discussão em grupos focais dos ramos, além da abordagem de outros assuntos relevantes e atuais, como comunicação, gestão de adultos por competências, Escotismo e refugiados, captação de recursos, depressão infanto-juvenil, mulheres no Movimento Escoteiro etc.

A palestra magna foi ministrada do evento também contou com a participação de João Armando Gonçalves. O tema foi “Escotismo: Educar para Transformar”. Em sua fala, ele destacou a importância de motivar os jovens para que sejam cidadãos ativos e do bem no presente, capazes de transformar suas comunidades levando em conta que somos pautados por uma agenda de mudanças positivas – os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – em um contexto mundial onde ainda há muitos problemas sociais e ambientais a serem superados.

Já o encerramento foi abrilhantado por Celso Cavallini que, além de repórter e aventureiro, é também Embaixador do Movimento Escoteiro no Brasil. Ele contou um pouco sobre seus aprendizados da carreira e desmistificou conceitos como adrenalina e medo. Não deixou passar sua admiração pelo Escotismo: “Eu sempre quis ser escoteiro, mas quando eu era criança não tinha internet para encontrar um grupo”.

A cobertura realizada pelas redes sociais pode ser conferida em:
Instagram: @escoteirossp e @escoteirosdobrasil
Facebook: Escoteiros SP (galeria de fotos) e Escoteiros do Brasil (vídeos e entrevistas)

Veja como foi a participação paulista no 24º Congresso Nacional Escoteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo