mmm


Veja como foi a participação paulista no 24º Congresso Nacional Escoteiro

3 de maio de 2018

A cidade de Curitiba (PR) recebeu, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), entre os dias 28 de abril e 1º de maio, o 24º Congresso Nacional Escoteiro, a 25ª Assembleia Nacional Escoteira e o 23º Fórum Nacional de Jovens Líderes, e também Reuniões do Conselho de Administração Nacional (CAN) e do Conselho Consultivo Nacional. A delegação paulista esteve presente com 28 delegados titulares e cinco suplentes, além de membros da Diretoria Regional, dos três delegados para o Fórum e outros participantes congressistas.

Paulistas em destaque

A Região Escoteira de São Paulo foi agraciada com o Certificado de Qualidade Legal, além de ter recebido um diploma de Reconhecimento Nacional pelo Crescimento, concedido pela Diretoria Executiva Nacional (DEN) a fim de destacar a importante participação das regiões escoteiras no aumento do efetivo escoteiro no Brasil.

Integrantes jovens e escotistas do Grupo Escoteiro São Paulo 001/SP receberam um diploma de Elogio Nacional por terem sido os únicos representantes da Região Interamericana selecionados como finalistas pelo concurso mundial Diversity and Inclusion Challenge, votado durante o World Scout Moot, na Islândia, em 2017. Eles inscreveram o projeto Diversidades, que tratou de acessibilidade, bullying, diversidade socioeconômica, espiritualidade, gênero, homofobia, racismo e transtornos psicológicos na unidade escoteira ao longo de dois anos, motivados pela pioneira Júlia Falcone, que promoveu a iniciativa para conquistar sua Insígnia de B-P.

A Rede de Jovens Líderes – São Paulo conquistou o reconhecimento Rede Padrão Ouro de 2017. A região paulista foi a única a conseguir o título. Além disso, a cidade de São Paulo foi eleita no Fórum Nacional de Jovens Líderes como cidade-sede para o Encontro Nacional de Jovens Líderes de 2019, que deverá contar com, pelo menos 80 vagas (quatro para cada região escoteira).

Do lado dos mais experientes no Movimento, o escotista Elmer Pessoa comemorou seus 75 anos no dia 1º de maio.

Saiba mais sobre os eventos

A Assembleia é o momento de aprovação de contas, relatórios de gestão e apresentação de novidades. Já no Fórum de Jovens Líderes, um dos principais pontos da pauta foi a discussão da elaboração da Política Nacional de Envolvimento Juvenil.

Um dos destaques da programação do Congresso foi o Indaba do Centenário do Ramo Pioneiro, comemorado em 2018: um dia inteiro de debates e conversas sobre características geracionais, o ramo ao redor do mundo, objetivos educativos, entre outros temas. João Armando Gonçalves, português e ex-presidente do Comitê Escoteiro Mundial, foi um dos palestrantes. “Não é sobre ser cidadão da minha cidade, mas sim do mundo inteiro”, disse ele sobre os pioneiros.

Houve reuniões das Modalidades do Ar e do Mar, discussão em grupos focais dos ramos, além da abordagem de outros assuntos relevantes e atuais, como comunicação, gestão de adultos por competências, Escotismo e refugiados, captação de recursos, depressão infanto-juvenil, mulheres no Movimento Escoteiro etc.

A palestra magna foi ministrada do evento também contou com a participação de João Armando Gonçalves. O tema foi “Escotismo: Educar para Transformar”. Em sua fala, ele destacou a importância de motivar os jovens para que sejam cidadãos ativos e do bem no presente, capazes de transformar suas comunidades levando em conta que somos pautados por uma agenda de mudanças positivas – os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – em um contexto mundial onde ainda há muitos problemas sociais e ambientais a serem superados.

Já o encerramento foi abrilhantado por Celso Cavallini que, além de repórter e aventureiro, é também Embaixador do Movimento Escoteiro no Brasil. Ele contou um pouco sobre seus aprendizados da carreira e desmistificou conceitos como adrenalina e medo. Não deixou passar sua admiração pelo Escotismo: “Eu sempre quis ser escoteiro, mas quando eu era criança não tinha internet para encontrar um grupo”.

A cobertura realizada pelas redes sociais pode ser conferida em:
Instagram: @escoteirossp e @escoteirosdobrasil
Facebook: Escoteiros SP (galeria de fotos) e Escoteiros do Brasil (vídeos e entrevistas)

Compartilhe
Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

You have successfully subscribed to the newsletter

There was an error while trying to send your request. Please try again.

Escoteiros SP will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.