Como foi: Congresso Regional Escoteiro & Pioneiro 2020 online

Nos dias 14 e 15 de agosto, a Região Escoteira de São Paulo promoveu o primeiro Congresso Regional Escoteiro & Pioneiro 2020 de forma totalmente online, com o tema “Jornada pela Felicidade”. O evento foi dividido em duas partes: o Congresso Regional Escoteiro (CRE), destinado a adultos voluntários, e o Congresso Regional Pioneiro (CRP), direcionado aos jovens entre 18 e 21 anos incompletos.

Desafios do isolamento social

Ambos os congressos foram inicialmente pensados para ocorrer de forma presencial, mas precisaram ser adaptados para o ambiente virtual devido à pandemia da COVID-19. No entanto, a experiência inédita ofereceu também novas vantagens.

Segundo Juliano Arcuri, coordenador do Congresso Regional Escoteiro, a organização de um evento tão grande nesse novo modelo foi um desafio pela falta de ferramentas existentes que atendessem exatamente o planejado. A dificuldade, porém, gerou aprendizado e o formato foi bem aceito pelos participantes.

“Foi uma oportunidade bem legal de conhecer as novas possibilidades e de criar uma estrutura para eventos online que podem não ser a prioridade para o futuro, mas uma possibilidade”, diz Juliano.

O Congresso Regional Escoteiro

O CRE atingiu 519 participantes, entre escotistas e dirigentes. A programação contou com especialistas, como Luiz Gaziri, pensador de ciências sociais e autor do livro “A Ciência da Felicidade”; Priscila Cruz, cofundadora do Todos pela Educação; Mário Mantovani, diretor de Políticas Públicas na SOS Mata Atlântica; Wellington Nogueira, fundador do Doutores da Alegria, entre outros nomes escoteiros e não escoteiros.

Para a escotista Silvia Machado, do Grupo Escoteiro Minuano 71/SP, o evento foi proveitoso mesmo com alguns percalços tecnológicos. “Os temas das oficinas estavam todos relacionados com o que a gente aplica na nossa seção, me fizeram refletir bastante”, comenta. Apesar da distância física, o clima era de reencontro, amizade e aprendizado. Silvia completa: “Foi maravilhoso rever os irmãos escoteiros que eu já conheço e faz tempo que não vejo”.

O encerramento do CRE ocorreu no sábado à noite e foi transmitido pelo Youtube, com palestra do projeto 1000 Hortas. Em seguida, aconteceu a cerimônia de entrega do Prêmio Walter Dohme.

A inclusão representou outra novidade do evento. Foi a primeira vez que houve interpretação em libras na maior parte das oficinas, além de legendagem de vários dos vídeos transmitidos. Este passo teve o objetivo de abrir portas para futuras iniciativas de acessibilidade no estado de São Paulo.

O Congresso Regional Pioneiro

O CRP teve 136 participantes e foi organizado pela Comissão Regional Pioneira, que representa os próprios jovens. Eles foram divididos em quatro oficinas, com os temas: “Felicidade”, “O que os outros disseram”, “Como viver” e “Reme tua própria canoa”; todos inspirados na temática geral do evento.

Segundo Bruno Oliveira, coordenador do CRP, a programação foi baseada também no livro “Caminho Para o Sucesso”, uma das literaturas do Ramo Pioneiro, escrito por Baden-Powell, fundador do Movimento Escoteiro. “Foram utilizadas ferramentas interativas que ajudaram no aprendizado e entendimento do conteúdo apresentado”, explica ele.

Como foi: Congresso Regional Escoteiro & Pioneiro 2020 online
Rolar para o topo