Escoteiros apoiam famílias vítimas de desabamento de prédio no Largo Paissandu

 

Na madrugada do dia 1º de maio, terça-feira, o incêndio e posterior desabamento de um prédio no Largo Paissandu (centro de São Paulo) chamou atenção em todo o país, deixando 171 famílias desabrigadas. Em conjunto com a Cruz Vermelha, os Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo, a serviço da sociedade, têm prestado apoio às vítimas desde então.

Triagem de doações para as vítimas do desabamento

Logo no dia 3 de maio, às 23h, 18 voluntários escoteiros se reuniram na sede da Cruz Vermelha e, em mutirão, ajudaram a descarregar dois caminhões de donativos alimentícios. Em seguida, a tarefa foi realizar a triagem correta e o armazenamento dos alimentos. Junto a bombeiros civis e voluntários da própria Cruz Vermelha, todos trabalharam até por volta de 1h da manhã.

A triagem de doações é um ponto crucial na resposta a desastres. Por comoverem a sociedade, esses eventos costumam despertar a solidariedade de muitas pessoas que decidem ajudar por meio de donativos. No entanto, o recebimento e distribuição dos mesmos ficam prejudicados sem a organização e o espaço necessários.

A participação dos escoteiros nessa ação tão importante se deu por meio da liderança de Adolfo Mauro, coordenador regional de Ações Humanitárias.

Restauração da dignidade humana

Além das perdas estruturais e materiais, quem passa por situações graves como essa sente também os reflexos psicológicos. Em recentes aprendizados e aproximações com a Defesa Civil de São Paulo, os escoteiros entenderam que podem contribuir de outra forma, menos comum, mas também essencial: oferecendo atenção e apoio às vítimas.

Por conta disso, nos dias 5 e 12 de maio (dois sábados), jovens pioneiros e escotistas têm realizado atividades recreativas e educativas com as crianças que estão no abrigo montado para receber as famílias que perderam suas casas. Cerca de seis voluntários aplicam as atividades a cada semana. O abrigo funciona no Espaço Sociocultural CISARTE, no Viaduto Pedroso.

Os escoteiros realizam atividades de pintura, desenho, contação e leitura de histórias infantis, jogos de tabuleiro e alguns jogos escoteiros adaptados de acordo com o espaço. Mais de 50 crianças e adolescentes entre 5 e 26 anos já participaram nos dois fins de semana em que ocorreu. Foi possível comprar materiais como lápis de cor, giz de cera, massinha e folhas de papel com o dinheiro arrecadado via plataforma Doe.

“Vários adultos se aproximaram, perguntaram o que era Movimento Escoteiro, mas principalmente agradeceram porque a gente estava ali, dando atenção para os filhos deles” disse Raphael de Taranto, pioneiro do Grupo Escoteiro São Paulo 001/SP que tem contribuído na convocação de voluntários. Segundo Aldolfo Mauro, ficou acordado com a prefeitura de São Paulo que as atividades ocorrerão todos os sábados do mês de maio, no período da manhã.

Escoteiros apoiam famílias vítimas de desabamento de prédio no Largo Paissandu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo