Mais de 500 escoteiros se reúnem em Assembleia Regional de Piracicaba

A cidade de Piracicaba sediou a Assembleia Regional e o Fórum Regional de Jovens Líderes dos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo no fim de semana dos dias 17 e 18 de março de 2018. Mais de 500 escoteiros ?voluntários de mais de 70 cidades do estado se reuniram, no complexo Engenho Central?, para trocar experiências e tomar decisões. Ao todo, foram 404 delegados credenciados.

? Seminários Prévios: Alterações no Regulamento Regional e Previsão Orçamentária

Na parte da manhã de sábado, aconteceu um seminário sobre propostas de alterações dos Estatuto e Regulamento Regionais, apresentado por Filipe Bassetto, membro da Comissão de Revisão do Regulamento Regional.

Em seguida, foi apresentada a previsão orçamentária para 2018-2019, na qual Roberlei Beneduzi, diretor Financeiro, tirou dúvidas de associados. Em seguida, às 10h30, ocorreu a primeira chamada para a Reunião Extraordinária da Assembleia Regional Escoteira, na qual seriam discutidas e votadas alterações no Regulamento e Estatuto Regionais.

? Reunião Extraordinária é cancelada

Às 11h, a mesa foi composta por Renato Breneizer (GE Suçuarana 283/SP) como presidente, Ana Hidaka (GE Locomotiva 249/SP) como 1ª vice-presidente, Juliano Arcuri (GE Rio das Cobras 81/SP) como 2º vice-presidente, Marcelo Fassina (GE Curumins da Mantiqueira 304/SP) como 1º secretário e Rodnei Erik Bueno (GE Locomotiva 249/SP) como 2º secretário.

No entanto, o quórum mínimo necessário para apreciar as alterações era de 351 delegados e, até aquele momento, só havia 288 credenciados. Portanto, a Reunião Extraordinária foi cancelada e deverá ser convocada novamente para 2019.

?Apresentação cultural e discursos marcam Sessão Solene

No período da tarde, às 14h, começou a Sessão Solene de Abertura da 25ª Reunião Ordinária da Assembleia Regional Escoteira, com a presença de autoridades, como a Tenente Kelly do 8º Distrito Naval, que representou o comandante, Almirante Guerreiro. Ela entregou, no mesmo dia, um lote de caxangás que será distribuído aos grupos escoteiros por meio da Coordenação Regional dos Escoteiros da Modalidade do Mar.

Pedro Kawai, da Câmara de Vereadores de Piracicaba, também esteve presente, pronunciando palavras de apoio ao Escotismo: “Que a gente possa sempre contar com os escoteiros para a formação do nosso jovem”. Gimirson Moura, o comissário do 23º Distrito Escoteiro Abaeté, deu as boas-vindas aos escoteiros de todo o estado. Ambos receberam um diploma de mérito regional pelos relevantes serviços prestados ao Movimento Escoteiro.

Lívio Abraços Jorge, diretor nacional de Relações Institucionais, cumprimentou a diretoria regional e lembrou a todos os participantes sobre o 7º Jamboree Escoteiro Nacional, que acontecerá na cidade de Barretos, em julho. E um dos paulistas do Conselho de Administração Nacional (CAN), José Inácio de Oliveira, ressaltou o crescimento do estado: “São Paulo respondeu muito bem ao planejamento estratégico. Parabéns à garra e à disposição ao trabalho”.

Por fim, foi a vez de Jabs Costa, diretor presidente da Região Escoteira de São Paulo, se manifestar na mesa. Ele agradeceu ao esforço dos voluntários do distrito envolvidos e lembrou da relevância do Movimento Escoteiro: “Estamos aqui porque acreditamos no trabalho e no resultado que ele oferece à sociedade”.

A sessão solene foi encerrada com a apresentação de taiko do grupo Kyuri Daiko.

Foto: Beatriz Martins

? 25ª Reunião Ordinária da Assembleia Regional Escoteira: prestação de contas da gestão

Em seguida, deu-se início à primeira sessão da 25ª Reunião Ordinária da Assembleia Regional Escoteira. Na composição da mesa, Renato Breneizer (GE Suçuarana 283/SP) ficou como presidente, Johan Ribeiro (GE Ibiraguaçu 150/SP), como 1º vice-presidente, Juliano Arcuri (GE Rio das Cobras 81/SP), 2ª vice-presidente, Marcelo Fassina como 1ª secretário (GE Curumins da Mantiqueira 304/SP), e a jovem Hareline Belotti (GE São Carlos 251/SP) como 2ª secretária.

Depois de compostas também as comissões assessoras, foi aprovada a ata da Assembleia de 2017 e ocorreu a leitura do parecer da Comissão Fiscal Regional, segundo o qual as contas estavam de acordo com as normas vigentes.

Roberlei Beneduzi, diretor regional financeiro, apresentou o resultado do exercício fiscal 2017, explicando que o balancete serve como um termômetro para saber se as contas estão em situação saudável ou não. Também foi mostrada a peça orçamentária com as previsões para 2018-2019.

Ele tirou dúvidas de associados sobre diversos temas, como a Loja Escoteira. Após submetidas à apreciação da plenária, as contas e a previsão orçamentária foram aprovadas com quantidade massiva de votos favoráveis.

Um dos grandes momentos de troca e participação dos delegados foi a apresentação do vídeo do Relatório Anual 2017, seguido de um momento de diálogo aberto em que todos os diretores regionais presentes subiram ao palco para responder perguntas. Uma das questões levantadas foi a captação de recursos, na qual Rodrigo Caires, diretor regional de Relações Institucionais, reforçou a necessidade de alterações estatutárias para melhor adequação a requisitos solicitados em editais.

Além dos questionamentos, foram realizados elogios a eventos como o Arte e o Desafio Sênior, além das adaptações para pessoas com deficiência instaladas no Centro Escoteiro Jaraguá.

Foto: David Beraha

? Destaques dos informes

Entre os informes, falou-se de eventos como os Encontros e Diálogos Itinerantes de Programa Educativo que vão acontecer ao longo do ano e do Mutirão Escotismo Para Todos (MUTEPT), cujas propostas de atividades já foram divulgadas. Adriano Chaves, José Inácio de Oliveira e Mariana de Marchi, integrantes do Conselho de Administração Nacional (CAN), passaram um panorama do trabalho realizado. Eles ainda tiraram dúvidas sobre registros, orçamento nacional, loja escoteira e seguro escoteiro.

O Coordenador Regional de Crescimento e Expansão, Jorge Kuma, fez uma apresentação sobre o protocolo de intenções assinado entre os Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo e a Secretaria Estadual de Educação referente ao Programa de Estímulo ao Escotismo nas Escolas Estaduais.

Elmer Pessoa subiu ao palco no domingo, na segunda sessão da 25ª Reunião Ordinária da Assembleia Regional Escoteira, como representante do Conselho Regional de Portadores da Medalha Velho Lobo para lançar o e-book Jogos Noturnos – Resgate Histórico. “Muitos escotistas diziam que tinham a dificuldade de aplicar os jogos noturnos. Então, reunimos os velhos lobos e fizemos esse manual, que será disponibilizado a todos”, disse. Os velhos lobos também realizaram uma exposição de fotografias históricas no Centro Comercial do evento.

Outro destaque entre os informes foi o aviso sobre o 7º Jamboree Nacional Escoteiro, dado por Leandro Martins, chefe do contingente paulista ao evento. Depois de passar um vídeo apresentando Barretos, ele ressaltou que é o primeiro Jamboree Lusófono e que o evento também será aberto às associações da Região Interamericana. Finalizou com um vídeo nacional feito com imagens de edições anteriores. Ele esteve com um estande no centro comercial, explicando sobre atividades e distribuindo flyers para interessados, colocando-se à disposição para tirar dúvidas e ajudar com inscrições.

Foto: Pedro Campos

? Comissão fiscal ganha dois novos suplentes; delegados regionais à Assembleia Nacional são escolhidos

O segundo dia de Assembleia foi finalizado com a eleição e posse de Lourival Nhocanse Jr. (GE Ararigbóia 123/SP) e Luiz Antonio Augusto Monteiro (GE do Ar Professor Verdussen – CTA 180/SP) como membros suplentes da Comissão Fiscal Regional para o mandato 2018-2019, bem como dos Delegados Regionais à Assembleia Escoteira Nacional.

? Fórum Regional de Jovens Líderes

O Fórum Regional de Jovens Líderes foi realizado em duas partes no sábado: a primeira das 8h30 às 10h30 e, a segunda, das 20h30 às 23h. Essa forma permitiu que os jovens líderes, especialmente os que estavam como delegados de Unidades Escoteiras Locais, também participassem das sessões da Assembleia.

No Fórum, compuseram a mesa os jovens Matheus França (GE Santo Amaro 56/SP) como presidente, Júlia Ribeiro (GE Curumim 50/SP) como vice, João Leonardo Casemiro (GE Falcão Peregrino 20/SP) como secretário e Carolina Salgado (GE Cristo Rei 100/SP) como segunda secretária.

O primeiro assunto da primeira sessão foi a aprovação da ata do Fórum anterior, procedimento de praxe. Em seguida, o funcionamento da Rede de Jovens Líderes – São Paulo foi atualizado com a aprovação dos Parâmetros 2.0.

A abertura da segunda sessão, que começou às 20h30, após a Assembleia, contou com presença da maior parte da Diretoria Regional. Os diretores ressaltaram a importância da aproximação com o nível regional e afirmaram que o trabalho da Rede deve ser fomentado para que jovens sejam preparados e ocupem os cargos da diretoria futuramente.

Foto: Midian Cristina

A gestão do núcleo regional da Rede de Jovens Líderes – São Paulo apresentou seu relatório de atividades, projetos e prestação de contas e a renovação democrática do núcleo se deu com a eleição de Júlia Falcone (GE São Paulo 1/SP) para coordenadora e de Pedro Hernandez (GE Rainha das Águas 403/SP) para comunicador, ambos com mandato de dois anos. Midian Cristina, que foi eleita suplente no Fórum de 2017, assumiu o cargo de comunicadora do núcleo para completar o mandato até 2019 que era da Raíssa (Fic) Ribeiro, a qual deixou a função por motivos pessoais.

A cidade de Sorocaba foi eleita como sede do Encontrinho Regional de Jovens Líderes 2018 em concorrência com São José do Rio Preto e São João da Boa Vista. E os delegados escolhidos para o Fórum Nacional de Jovens Líderes, que acontecerá em Curitiba, no mês de abril, foram Paulo Gonçalves (GE Guaypacaré 223/SP), Vinicius Botelho (GE Inah de Mello 147/SP) e Hareline Belotti (GE São Carlos 251/SP). David Beraha (GE Avanhandava 4/SP) e Henrique Vidal (GE Piratinis 95/SP), ficaram, respectivamente, como 1º e 2º suplentes.

? Tanto as reuniões da Assembleia quanto o Fórum foram transmitidos online via Facebook, confira.

? Veja todas as fotos.

Mais de 500 escoteiros se reúnem em Assembleia Regional de Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo