Pioneiros realizam mutirão comunitário em aldeia Guarani de São Bernardo do Campo

Nos dias 25 e 26 de agosto, aconteceu o Mutirão Interdistrital Pioneiro Aldeia Guarani Guyrapa-ju, em São Bernardo do Campo (SP) uma atividade para promover melhorias estruturais para a a cozinha e as pontes do local. Os animais da aldeia também receberam cuidados especiais. Os moradores sobrevivem de doações e vendas de artesanato.

Ao todo, trabalharam 21 pioneiros e 7 escotistas do ramo, envolvendo os grupos escoteiros Caramuru 26/SP, Sardarabad 316/SP, Tibiriçá 243/SP, São Caetano do Sul 207/SP, Piratinis 95/SP, K2 89/SP, Águia de Haia 239/SP, Cabo Kennedy 109/SP e João Ramalho 18/SP.

“Este projeto começou em abril após várias visitas para o planejamento, onde levantamos a necessidades principais para serem feitos os serviços comunitários”, explica a mestre Patricia Imata, do GE João Ramalho, que apoiou o pioneiro Giovanni Bevilacqua na organização do mutirão.

“Foi emocionante ver a reação dos indígenas ao verem o fogão que foi construído para eles e ouvir que agora temos a confiança deles”, disse Erika Lopes, pioneira do GE Águia de Haia. Foi o primeiro mutirão que ela participou no ramo: “Saber que saímos de lá deixando a vida de 40 famílias melhor é gratificante”.

De acordo com a mestre Patricia, houve um intercâmbio cultural: “Fomos recebidos na casa de reza, um local sagrado para eles, onde o líder nos contou um pouco sobre a cultura deles. Aprendemos que o Deus deles se chama Nhanderú”. Além disso, os guaranis aproveitaram o forno novo para fazer Napa, um pão típico. “No final, fizeram uma apresentação com instrumentos musicais e cantaram pra nós”, disse a mestre.

Amílcar Imasato, pioneiro do GE Caramuru, teve as expectativas superadas em relação ao mutirão. Fez amigos de outros grupos e voltou para casa marcado pelo trabalho realizado: “Foi uma vivência recheada de risadas, trabalho duro, trocas de experiência, conhecimentos sobre outras culturas e, principalmente, do exercício do nosso lema ‘Servir’”. Já o jovem Henrique Mesquita, do GE K2, compartilhou: “Eu gostei muito da proposta de ir na aldeia e achei que ajudamos em coisas realmente relevantes para eles”.

A organização pretende dar continuidade ao projeto, promovendo a manutenção das benfeitorias futuramente.

Veja fotos.

Pioneiros realizam mutirão comunitário em aldeia Guarani de São Bernardo do Campo

Um pensamento em “Pioneiros realizam mutirão comunitário em aldeia Guarani de São Bernardo do Campo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo